Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Alter é destaque em revista de companhia aérea portuguesa

A publicação teve apoio da Paratur, que convidou os jornalistas para conhecerem Belém, a Ilha de Marajó, entre outras localidades do Estado.

Pará - A cultura, as belezas e os encantos do Estado do Pará estampam a capa da mais recente edição da "Up Magazine", revista de bordo da companhia Transporte Aéreos Portugueses (TAP). A publicação traz uma reportagem de 30 páginas que divulga para os passageiros do mundo inteiro os roteiros turísticos paraenses. A publicação, que tem tiragem mensal de 65 mil exemplares, teve apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que convidou os jornalistas para conhecerem Belém, a Ilha de Marajó, entre outras localidades do Estado.

Além de poder conferir a publicação a bordo, passageiros e internautas também têm acesso ao conteúdo sobre o Pará no site da revista (http://upmagazine-tap.com), onde são listados os “10 básicos do Pará”, entre cidades, pontos turísticos, costumes e comidas. Nesta coluna, na página da internet, além das características portuguesas contrastando com elementos indígenas na capital, a Up destaca também fenômenos naturais, como o encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, em Santarém, no oeste paraense.

“Mais ou menos a meio caminho entre Manaus e Belém, seguindo o longo curso do Amazonas, dá-se um dos mais espantosos espetáculos da natureza: o encontro das águas límpidas do rio Tapajós, com as barrentas do Amazonas, em frente da pacata cidade de Santarém. O que há de espantoso nesse encontro é que, por terem densidades diferentes, as águas não se misturam por longos quilómetros, formando estranhos desenhos que são atravessados por balsas e barcaças carregadas de tudo o que se possa imaginar, desde gado e madeira, a procissões”, relata a publicação, que destacou como peculiaridade da região oeste as cidades homônimas de Portugal (Alenquer, Santarém, Óbidos, Almeirim, Monte Alegre).

O roteiro oferecido aos jornalistas de Portugal incluiu visitas aos principais pontos turísticos de Belém, como Bosque Rodrigues Alves, Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), Museu do Círio, Igreja do Carmo e Complexo do Ver-o-Peso. Eles também experimentaram iguarias da culinária tradicional paraense. Na segunda etapa da visita, eles seguiram para os municípios de Soure e Salvaterra, onde visitaram as fazendas e praias locais, além de fazer um passeio em uma trilha ecológica, conhecer a associação de artesãos e assistir a um show com as danças locais.

De volta a Belém, a visita seguiu por outros atrativos da capital, como o Theatro da Paz, a Basílica Santuário de Nazaré, o Museu Paraense Emílio Goeldi, Parque da Residência e o distrito de Icoaraci. A equipe de jornalistas foi acompanhada de um guia de uma agência de turismo e um técnico da Paratur, que deram as devidas orientações e informações sobre o roteiro.

Divulgando o Pará

O convite feito à Up da TAP faz parte do programa de Press Trip, da Paratur, criado em 2004. O programa promove viagens de familiarização com profissionais de veículos especializados a fim de estimular a divulgação e a visibilidade dos roteiros turísticos em seus principais segmentos, com foco especial na cultura e natureza. As visitas proporcionam a vivência da experiência local para avaliar o destino antes de os jornalistas escreverem suas matérias, que podem gerar mídia espontânea positiva ao Pará entre as opções de destinos a serem visitados.

Somente ano passado, mais de 200 jornalistas conheceram o Pará graças ao programa, que tem apoio de restaurantes, hotéis, agências de viagens, guias de turismo e empresas de transporte turístico. Este ano, já visitaram o Pará mais de 60 profissionais especializados, de veículos de vários Estados brasileiros, da França e Coreia do Sul.

Fonte: Agencia Para

Nenhum comentário:

Postar um comentário