Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Conta de luz do paraense aumenta 3,6% nesta segunda-feira

Cobrança na conta de luz deve ficar 34% mais cara para consuidores residenciais após Aneel autorizar reajuste da tarifa no Pará (Foto: Divulgação / Celpa)A conta de luz do paraense fica 3,6% mais cara nesta segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, a Aneel autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país.

As revisões extraordinárias foram aprovados na última sexta-feira (27). De acordo com a lei, este tipo de reajuste representa um aumento extra aplicado quando há risco de desequilíbrio nas contas das distribuidoras. A má notícia para o consumidor é que, além da revisão, poderá ocorrer uma nova alta em suas tarifas ao longo de 2015, pois a Aneel ainda vai autorizar o reajuste ordinário anual.


Sobre a revisão de tarifas
No último reajuste anual autorizado pela Aneel, em agosto de 2014, a Celpa aumentou o custo da energia em 34%, o que preocupa os economistas. "Em menos de seis meses estamos nos aproximando dos 50% de reajuste", pondera o economista Roberto Sena. "Isto tem um grande impacto da inflação".

A revisão vai permitir que as distribuidoras arrecadem, de imediato, recursos para cobrir custos com a compra de energia de Itaipu, novos contratos de suprimento de eletricidade firmados em leilões recentes, além de ações do governo financiadas pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Pela regra, as distribuidoras deveriam bancar essas contas para, depois, serem ressarcidas no reajuste anual, mas elas alegam não ter recursos. Ou seja, essas despesas bilionárias que normalmente são repassadas ao cliente durante o reajuste anual são antecipadas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário