Pesquisar este blog

domingo, 1 de fevereiro de 2015

PREFEITO DE SANTARÉM BUSCA DIÁLOGO PARA RESOLVER QUESTÃO DE LIMITE TERRITORIAL COM JURUTI

Placa altera limite entre Santarém e Juruti Placa
 altera limite entre Santarém e Juruti
O município de Santarém se limita ao oeste com Juruti, o convívio tem sido harmonioso ao longo dos anos, mas algumas atitudes da gestão daquele município começam a preocupar autoridades e comunitários da região do Lago Grande, de Santarém, como a afixação de uma placa que marca o limite territorial entre as duas cidades.
No último dia 21, o assunto veio à tona depois que o padre Sidney Canto, pároco do Curuai, no Lago Grande, postou em uma rede social a foto de uma placa com os dizeres: “Seja Bem Vindo ao Município de Juruti”. Até aí, tudo muito bem, não fosse o fato da placa ter avançado oito comunidades para frente, dentro do município de Santarém.
De acordo com padre Sidney, antes da mudança, a placa ficava à altura do igarapé da comunidade Retiro, na rodovia Translago. Agora, a placa está fixada à altura do igarapé da comunidade Soledade.
À reportagem de O Estado, o prefeito alexandre Von declarou que já está ciente do ocorrido na região do Lago Grande e está buscando o diálogo com o prefeito de Juruti para resolver a questão.
“Já estamos tomando providências no sentido de através do diálogo a gente se entender para evitar problemas, porque não é isso que a gente quer. A gente quer uma relação harmoniosa, uma relação pacífica, uma relação construtiva com todos os municípios da região, porque a forma que a nós melhor atendermos a nossa população é construindo uma relação de respeito entre os gestores públicos tanto no âmbito municipal, quanto a nossa relação com o Estado e com o Governo Federal”, disse Von.
A uma emissora de rádio do município de Santarém, um líder comunitário da região do Lago Grande disse que a mudança da placa havia acontecido porque as oito comunidades localizadas no município de Santarém antes do limite com Juruti se sentem desassistidas pelo administração municipal. Segundo declarações do líder comunitário, quando precisam de assistência médica, por exemplo, é ao município de Juruti que os comunitários daquela região recorrem.
A declaração foi parar nas redes sociais e logo suscitou outros comentários como, do vereador Dayan Serique, de que era preciso verificar quais as verdadeiras razões que motivaram a prefeitura de Juruti mudar a placa de local.
Professores como Ormano Souza, lembraram que o prefeito de Santarém, tem o dever legal de zelar pelo território que jurou defender no dia de sua posse, sob penade ser processado.

Há relatos de comunitários do Lago Grande, de que num passado não muito distante, a prefeitura de Juruti construiu uma escola entre as comunidades Boa Esperança e Bom Jardim, também naquela região, como se aquela área fizesse parte do seu território. A questão foi parar na justiça, e a prefeitura de Juruti foi obrigada a entregar a escola para o município de Santarém.

Fonte: Estado do Tapájos

Nenhum comentário:

Postar um comentário