Pesquisar este blog

sábado, 1 de novembro de 2014

Energia do Linhão poderá chegar em Óbidos e Oriximiná em dezembro de 2014



O Projeto Calha Norte da CELPA, que visa o rebaixamento da energia elétrica do Linhão de Tucuruí para os municípios da Calha Norte, no oeste do Pará, está contemplando, em seu Plano de Obras, um elenco de atividades visando a interligação, inicialmente, das cidades de Oriximiná e Óbidos, previsto para acontecer em dezembro de 2014.
Com a implantação das obras do Projeto Calha Norte serão beneficiados os seguintes municípios:  Oriximiná; Terra Santa; Faro; Curuá; Óbidos; Alenquer; Monte Alegre e Prainha, iniciando com a interligação de Oriximiná - Óbidos, em sua primeira etapa. Depois de implementado o rebaixamento, serão desativadas 8 Usinas Dieselétricas – UDEs.
Segundo informações da CELPA sobre a Interligação de Óbidos com Oriximiná, a previsão para conclusão dessa primeira etapa é em Dez/2014. O custo desta interligação, incluindo a linha de transmissão e subestações está na ordem de R$48.000.000,00 (Quarenta e Oito Milhões de Reais), investimento que está sendo realizado pela própria CELPA.
Outra informação, é que através da estrutura da linha de transmissão Oriximiná-Óbidos será encaminhado cabo de fibra ótica para otimizar a Internet nessas cidades.  A subestação da CELPA que irá atender o Município de Óbidos está sendo construída a cerca de 4Km da sede do município.
Todas estas informações foram repassadas pela CELPA em reunião ocorrida na Sede daquela Concessionária em 24/10/2014, onde participaram os engenheiros Guilherme Smith e Alexandre e o Chefe do Departamento de Poder Público Sr. Juraci Negrão, todos da CELPA, o Diretor Geral do IFPA – Campus Óbidos, Prof. Fernando Emmir, juntamente com Engenheiro Eletricista do IFPA, Marcelo Rodrigues.
Segundo a Celpa, esse Projeto trará vários benefícios para esses Municípios, como a promoção do desenvolvimento do potencial econômico, pois será implantada uma infraestrutura de energia elétrica adequada, eliminando os riscos ambientais e custos elevados da geração, a partir de queima de óleo diesel, que restringem a liberação plena do mercado de energia elétrica e, consequentemente, o potencial econômico da região, beneficiando aproximadamente 55.700 unidades consumidoras (população superior a 250.000 habitantes).

Com informações do Eng. Marcelo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário