Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Escola Técnica de Oriximiná divulgará seu primeiro edital até dezembro

Escola Tecnológica de Oriximiná
A Escola Técnica de Oriximiná, que beneficiará os alunos de Ensino Médio da região oeste do Pará, deve iniciar o seu primeiro processo seletivo em dezembro deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o edital já está em construção pela equipe da coordenadoria de educação profissional e alguns cursos especiais serão ministrados já a partir deste mês. “Os cursos que serão ofertados no ensino regular são: técnico em Agropecuária e Mineração. Os mesmos foram definidos a partir de um Fórum realizado no município. No entanto, em novembro teremos alguns cursos extras que serão oferecidos”, explica Socorro Marques, que faz parte da equipe que elabora o edital.

A professora Adenil Albuquerque da Silva, vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio José Nicolino de Souza, comenta sobre a expectativa para o início das atividades da escola técnica. “Muitos jovens têm nos perguntado, inclusive na nossa escola, a respeito dos cursos que virão para a escola tecnológica. Pelas informações que recebemos teremos cursos de mineração e agropecuária. Acreditamos que a escola tecnológica do município de Oriximiná é um grande benefício na área da educação para melhorar a formação dos alunos e das pessoas que moram nos municípios vizinhos daqui. Então, na verdade, essa escola, sem dúvida, contribuirá também para a melhoria dos municípios”, comenta a vice-diretora.
Escola Tecnológica de Oriximiná
Ainda de acordo com a Seduc, a inauguração da escola será realizada após as últimas avaliações da secretaria, porém, ainda este ano, a instituição promoverá um Curso de Formação Inicial e Continuada no período de 27 de novembro a 11 de dezembro. Serão ministrados os cursos “Tópicos de Nutrição de Bovinos de Corte”, na Escola Técnica de Oriximiná e, no período de 14 a 26 de novembro, será realizado um curso de Tópicos de Fruticultura na Comunidade Quilombola do Mour-Saberes, da Educação de Jovens e Adultos.
“Eu vejo que essa escola técnica do nosso município será muito importante para somar na educação dos estudantes. Antes nós tínhamos pessoas que saíam do município para buscar uma qualificação profissional para ingressar no mercado e agora essa escola veio nos ajudar porque muitas pessoas pagavam cursos técnicos que não seriam cabíveis no orçamento familiar. Agora já sabemos que os cursos serão gratuitos e qualquer aluno do ensino médio pode participar da seleção”, relata o aluno Daniel Oliveira, 18, da Escola Estadual de Ensino Médio José Nicolino de Souza. Ele já faz planos de se formar e trabalhar no próprio município. “Quero me formar para trabalhar aqui. O nosso município precisa de mais pessoas trabalhando aqui. Ainda não escolhi a área, mas gosto muito de enfermagem e design”.
Diego Andrade
Secretaria de Estado de Comunicação
Fonte: Agencia Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário