Pesquisar este blog

sábado, 1 de novembro de 2014

PRAÇA É REVITALIZADA COM PNEUS REUTILIZADOS


A iniciativa reformou brinquedos já existentes e instalou novos.



A praça do Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga, mais conhecido como Casas Populares, ganhou um colorido todo especial com pneus que foram transformados em brinquedos e suporte para espécies florísticas no Curso de Reciclagem promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano através da Coordenadoria de Saneamento em parceria a Associação de Mulheres.

O curso foi realizado no período de 20 a 24 de outubro, na sede da Associação de Mulheres e teve como ministrante a Arquiteta e Paisagista, Diana Marinho. "No curso trabalhamos com a reutilização de pneus e garrafas pet. Com os pneus faremos a montagem da praça com brinquedos como balanço, minhoca, boneca, caminho, cavalinho. Já o pet será transformado em lixeiras", relata Diana que também é especialista em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A revitalização da praça foi um trabalho realizado paralelo ao curso. Todos os dias, após o fechamento das atividades na Associação de Mulheres, os participantes se dirigiam ao logradouro para fazer a instalação dos artigos produzidos. "Achei uma ideia muito boa, nunca podia imaginar que com pneu e pouca coisa conseguiríamos algo tão bonito. Já estou querendo fazer o mesmo lá em casa", comenta Tereza Pimentel Barreto, artesã.

A iniciativa tem por objetivo incentivar a reutilização de pneus no artesanato e geração de renda, bem como no paisagismo das casas e espaços públicos. "Com isso trazemos uma nova reflexão à população de que muito do que se joga fora pode ser reutilizado principalmente para gerar trabalho e renda. A partir dessa praça as pessoas podem ver como podem reutilizar o pneu e ajudar diminuir o acúmulo desse resíduo no lixão", afirma Stela Santos, Coordenadora de Saneamento, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEMDURB).

O trabalho na praça ainda não foi concluído. Ainda serão instaladas floreiras e mais brinquedos. "As floreiras que serão colocadas são todas de pneus velhos. O carpinteiro ainda vai repassar a manutenção dos brinquedos para fazermos a instalação em outro momento. Nossa vontade é que os moradores da área aproveitem a praça e possam zelar por ela", finaliza Diana.

Fonte: http://www.oriximina.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário