Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Emater implanta Unidade Demonstrativa de mandioca em Oriximiná


ASCOM
O projeto, que objetiva o fortalecimento da cadeia produtiva do tubérculo, envolve diretamente dez famílias na comunidade
Da Redação

Agência Pará de Notícias
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) vem acompanhando a evolução da Unidade Demonstrativa de mandioca localizada na comunidade Ascenção, no lago do Sapucauá, município de Oriximiná. O projeto, que objetiva o fortalecimento da cadeia produtiva do tubérculo, envolve diretamente dez famílias na comunidade.
O projeto, implementado em um hectare de área, utilizando a alternativa agroecológica, de roça sem fogo, obedecendo ao Trio da Produtividade: espaçamento, seleção do material e capina. Na área, antes capoeira, as varas mais grossas foram retiradas para a combustão, já a vegetação rasteira foi cortada e transformada em material orgânico.
O trabalho, que é desenvolvido em parceria com a Mineradora Rio do Norte, quer melhorar o índice de produção de raiz por tonelada. Apesar de tradição na produção de mandioca a comunidade produz, hoje, entre 12 e 14 toneladas por hectare, índice considerado baixo. “A idéia é pelo menos dobrar o índice de produção”, afirmou o técnico da Emater, Edér Maia. A colheita acontece um ano e cinco meses após o plantio, que aconteceu em outubro último.

Texto:
Iolanda Lopes - Emater
Fone: null / (91) 9168-0535
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
Fone: (91) 3256-1931
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário