Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PARÁ: TUCURUÍ É OPÇÃO DE TRANQUILIDADE E FOLIA PARA TURISTAS NO MÊS DE JULHO

Usina Hidrelétrica da cidade oferece um vista grandiosa e pesca esportiva.
Carnaval fora de época também é opção de lazer para visitantes.
O município de Tucuruí é, atualmente, um dos principais destinos procurados por turistas que vêm ao Pará no mês de julho. Com uma culinária regional saborosa, carnaval fora de época que leva de 20 mil brincantes atrás dos trios elétricos, a vista grandiosa de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e as paisagens em diversas ilhas de água doce artificiais, a cidade se transforma em um convite interessante para os veranistas que desejam seguir novos rumos nas férias.
O território tucuruiense tem mais de 2.000 quilômetros quadrados de área, e está localizado na mesorregião do sudeste paraense, às margens do rio Tocantins. O clima é considerado tropical úmido, com temperaturas que variam entre 22 e 36 graus. O período mais chuvoso é entre os meses de dezembro a abril, e o mais seco vai de julho a setembro. Ou seja, o veraneio se torna um dos momentos mais convidativos para visitar a cidade.
Tucuruí abriga em seu território parte da Área Indígena Assuriní, a Reserva Trocará, com mais de 200 km². Para quem gosta de história, a visita a esta aldeia é uma incrível opção para quem quer conhecer um pouco sobre os povos indígenas.
Para o mês de julho, uma das principais atrações é o Carnaré, carnaval de rua fora de época tradicional de Tucuruí. Mais de 20 mil pessoas participam da programação, que conta com alguns blocos principais, entre eles Minhocão, Tribau e Xambira. Em 2012, a folia na cidade está marcada para os dias 13, 14 e 15 deste mês.
Carnaré
O Carnaré está entre os maiores carnavais fora de época do Pará. Organizado em blocos, os trios arrastam foliões pelas ruas da cidade até a Marquês de Santo Antônio, segundo os tucuruienses uma alusão a Marquês de Sapucaí. A atração, onde se apresentam bandas regionais e nacionais, recebe turistas de diversos estados do Brasil.
O “esquenta” é feito antes da saída dos blocos, e o ponto alto da festa é quando finalmente os foliões chegam na escadaria da cidade, local onde se apresentam as escolas de samba durante o carnaval tradicional. A produtora Adriana Sá, nascida em Tucuruí, já participou das duas programações carnavalescas.
“O Carnaré é a maior micareta do interior do estado, é super animada, vem gente de todo lugar, é organizada, com várias bandas, trio elétrico, e muita festa”, afirma Adriana. Já tem muito belenense encantado pelo carnaval tradicional da cidade, como o estudante de administração Miguel Rodrigues, de 21 anos.
“Foi o melhor carnaval que eu já fui. Já tinha ido em Vigia, Baião, Mocajuba, mas em Tucuruí foi bem diferente, não parece cidade do interior. Parece uma pequena cidade, mas muito limpa, organizada, tem abadá, foi bem divertido mesmo”, avalia Miguel, que já faz planos para o ano que vem. “Com certeza Tucuruí é meu destino novamente no carnaval de 2013”.
A prefeitura da cidade também apoia uma série de programações culturais, esportivas e de lazer durante o período, que fazem parte do Projeto Veraneio.
Fonte/Foto: Natália Mello - G1 PA/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário