Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Parcerias ajudam o Hemopa a aumentar doações

Paralelamente à campanha de incentivo à doação de sangue do veraneio, que começou no dia 2 de julho, a Fundação Hemopa está realizando campanhas internas de doação de sangue na sede do hemocentro, em parceria com instituições públicas e privadas, visando o abastecimento transfusional da rede hospitalar no mês de julho, quando normalmente a hemorrede brasileira enfrenta redução no comparecimento de voluntários. No Pará, a queda atinge 20% das doações efetivadas. Os tipos de sangue O negativo já alcançam a significativa redução de 50%. “Neste verão dê um banho de cidadania. Doe Sangue” é o tema da campanha que prevê 250 coletas/dia, mas que ainda não foi atingida, registrando um total de 2.323 comparecimentos, que corresponde a uma média diária 194 voluntários.

Nesta quarta-feira (18), o estoque de sangue vai ganhar maior fôlego com a campanha de doação promovida pelos agentes do Programa Saúde Família (PSF) do Galo I, com a previsão de 30 doações. No entanto, outras ações já foram realizadas na primeira quinzena deste mês com as seguintes instituições: Polícia Federal, Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, através do projeto “Mãos que Ajudam”; empresa White Martins, 5ª Cia de Guardas do Exército e com a Igreja Adventista do 7º Dia, por meio do projeto “Vidas por Vidas”, que somaram mais 146 doações ao estoque estratégico do hemocentro, que atendeu cerca de 450 pacientes internados na rede hospitalar.

Sobre a campanha desta quarta-feira, a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, agradeceu a iniciativa e informou a atuação do hemocentro em capacitar agentes de saúde da Região Metropolitana de Belém (RMB) para captação de doadores. “Somente este ano, treinamos mais de 200 agentes e o resultado é visto nas campanhas que eles realizam junto às suas comunidades, através do repasse de informações claras e precisas sobre a importância da sociedade no processo da doação de sangue”, destacou, ressaltando que essa captação é feita no dia-a-dia dos agentes de saúde. A próxima campanha será realizada no dia 26, com agentes dos bairros de Águas Negras, Paracurí II e Distrito de Outeiro, com meta de 40 doações. A campanha do veraneio também está sendo realizada nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema.

Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Serviço:
O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Horário para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118, de 2ª a 6ª, de 8h às 18h, e aos sábados até às 17h.  (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário