Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Programa Municípios Verdes chega à região da Calha Norte

Municípios da Calha Norte do rio Amazonas, no Pará, serão integrados ao Programa Municípios Verdes, que promove um pacto com entidades públicas, privadas e não governamentais para promover o desenvolvimento econômico paraense e atingir a meta de desmatamento zero, com foco nos municípios.
As primeiras reuniões com prefeituras e secretarias de meio ambiente de Óbidos e Oriximiná para apresentar o programa e a importância das metas estabelecidas para um desenvolvimento local sustentável ocorrem nesta quarta-feira (11). O programa será implantado em breve também nos municípios de Monte Alegre e Alenquer.
“Além dos municípios críticos onde ocorre o desmatamento, o Municípios Verdes trabalha com os municípios de base florestal, onde a cobertura vegetal é alta e a pressão de desmatamento é baixa. Neles o foco é fortalecer a gestão ambiental municipal, estimular a economia florestal e aperfeiçoar a gestão das unidades de conservação”, explica o secretario do programa Municípios Verdes, Justiniano Neto.
“Por isso, começaremos nossa viagem por Oriximiná e Óbidos, que são municípios bastante ativos no programa e que estão aptos a nos ajudar a implantar esta agenda”, continua. Nessa iniciativa, a secretaria atua em parceria com o Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundo Vale e Fundação Moore, que ajudam a fazer a adequação ambiental de outras localidades no Pará.
Entre os objetivos do programa estão o desenvolvimento socioeconômico com o uso sustentável dos recursos; o fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente; e a descentralização da agenda ambiental, o que pressupõe ações integradas entre o governo do Estado e municípios e permite uma participação mais efetiva da sociedade civil e do setor produtivo locais. As reuniões deste dia 11 ocorrem pela manhã na Casa da Cultura de Óbidos e à tarde na Câmara Municipal de Oriximiná.

Texto:
Diego Andrade - Municípios Verdes
Fone: (91) 3201 3714 / 3201 3618  / (91) 9964-1279
Email: diego82araujo@gmail.com

Secretaria para coordenação do programa Municípios Verdes
Av Nazaré - Centro Integrado de Governo
Fone: (91) 3201-3618
Site: www.municipiosverdes.com.br Email:  contato@municipiosverdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário