Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Emater capacita horticultores de Oriximiná

Dez horticultores de Oriximiná, no Baixo Amazonas, participaram entre os dias 3 e 6 de julho de um curso de olericultura básica promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Oriximiná (STTRO). A capacitação aconteceu na propriedade do agricultor Enivaldo Silva, localizada na Comunidade do Axipacá, às margens do rio Trombetas. Ali já existiam cinco canteiros de alface, couve, cebolinha e tomate, entre outras espécies, cultivados em um quarto de hectare. Os alunos do curso construíram mais seis canteiros, aplicando os ensinamentos recém-adquiridos, como sistemas de irrigação de baixa pressão e uso adequado de plásticos específicos para proteção da plantação.
“Nossa proposta é, a partir da assistência técnica regular, capacitação contínua e transferência de tecnologia, aperfeiçoar os sistemas de produção tradicionais, mostrando aos agricultores que a partir da adoção de medidas simples e baratas é possível até dobrar a produção”, diz o engenheiro agrônomo da Emater Marcos Leite, mestre em Entomologia, que ministrou o treinamento. Para ele, a Emater não apenas transmite, mas troca conhecimento: “Precisamos aproveitar sempre o que já existe de tradição, valorizar as práticas típicas e reconhecer a experiência”, resume.
Hoje em dia, a olericultura é uma das atividades principais da agricultura familiar de Oriximiná – associada principalmente ao cultivo de mandioca e à pecuária mista. A atividade, porém, ainda é considerada de subsistência. Só mais recentemente, com relativa expansão populacional da região, por conta da instalação de indústrias mineradoras, as famílias começaram a se interessar por uma produção comercial, por constatarem um mercado consumidor ávido, que, na falta de oferta local, acaba importando hortaliças.
De acordo com Leite, por questões culturais o trabalho com hortaliças têm maior incidência em áreas de várzea, onde os agricultores precisam montar canteiros suspensos de modo a evitar que água dos rios estrague os plantios. “Porém, em enchentes recordistas, como a deste ano, muitos chegam a perder tudo ou precisam remontar os canteiros às pressas, com altura maior”, explica Leite. A idéia da Emater, segundo ele, é incentivar famílias com propriedades em terra firme a se iniciar na olericultura, consolidando a cadeia produtiva no município.

Texto:
Aline Miranda - Emater
Fone: (91) 3256-5410 /
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
Fone: (91) 3256-1931
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário