Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

NÍVEL DO RIO NEGRO REGISTRA VAZANTE DE 3 CM DURANTE O FIM DE SEMANA

No entanto, engenheiro diz que é cedo para falar de vazante.
No domingo, a cota chegou a 29,95, segundo SNPH.
O nível do Rio Negro amanheceu com três centímetros a menos do que o registrado na sexta feira (1º), quando foi divulgada a última medição. De acordo com a Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH), a cota de 29,97 permaneceu estável por quatro dias consecultivos e, no fim de semana, começou a dar sinais de vazante. Na manhã desta segunda-feira (4), a marca registrada é de 29,94.
Segundo o engenheiro Valderino Silva, responsável pela medição do nível do Rio Negro, não se pode afirmar ainda que se trata do período de vazante. "Ainda é cedo para afirmar. Já vi muitos casos de descer a cota depois paralisar e voltar a subir", disse.
Segundo medição do Porto de Manaus, divulgada nesta segunda, no sábado a cota registrada foi de 29,96. No domingo, a cota chegou a 29,95, tendência de um centímetros a menos por dia.
Na última semana, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou um novo alerta de cheia do Rio Negro. A previsão é que a marca chegue a 30,27, nos próximos 30 dias. Segundo o órgão, o rio deve continuar a subir até o fim do mês de junho.
De acordo com superintendente do CPRM, Marco Oliveira "as chuvas que têm caído ultimamente em Manaus não influenciam na subida do Negro, mas sim as ocorrências nos municípios". "O chamado repiquete vai depender das chuvas nas calhas do Rio Negro. Se chover muito o nível poderá ter uma elevação rápida de alguns centímetros em Manaus", disse ele.
Por causa da cheia, 6 mil famílias estão vivendo em situação de risco, em 18 bairros de Manaus, segundo dados da Prefeitura.
Fonte/Foto: Ana Graziela Maia - globo.com/Carlos Eduardo Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário