SP inaugurará sistema de aluguel de bicicletas
São Paulo vai inaugurar seu primeiro sistema de empréstimo
de bicicletas de larga escala amanhã, quinta-feira. Dez estações já
estarão em funcionamento, cada uma com cerca de dez bikes disponíveis. O
bairro que receberá as primeiras será a Vila Mariana, na zona sul. A
ideia é que, nos próximos três anos, 300 estações coloquem à disposição
dos paulistanos 3 mil bicicletas para aluguel.
O sistema será operado pelo Itaú -
que já tem um sistema com 600 bicicletas no Rio - e recebeu o nome de
Bike Sampa. Os paulistanos vão poder checar pela internet e no celular
qual é o bicicletário mais próximo, com aparelhos disponíveis para uso.
As viagens de até 30 minutos são gratuitas - paga-se R$ 5 pela hora
excedente. Para usar o sistema, também é necessário ter passe mensal -
com mensalidade de R$ 10.
Quando todo o sistema estiver concluído,
o objetivo é que a cidade tenha uma rede de estações de empréstimo em
uma distância de um quilômetro entre uma e outra. Assim, será possível
pegar uma bicicleta perto do metrô, do ponto de ônibus ou de casa, por
exemplo, e deixá-la na estação mais próxima do trabalho. A Secretaria de
Transportes também fará ciclorrotas em áreas próximas de estações - uma
já está sendo pintada e sinalizada na região da Vila Mariana.
As primeiras estações já estavam
sendo concluídas na noite de ontem. Elas estarão posicionadas na frente
de pontos de interesse, como o Centro Universitário Belas
Artes de São Paulo, o Sesc Vila Mariana e a Cinemateca Brasileira, que
atraem centenas de visitantes todos os dias. Estações de metrô no
bairro, como a Vila Mariana e Ana Rosa, também terão bicicletários
próximos.
O retorno financeiro para o banco
é feito por meio da publicidade estampada nas estações e em cada uma
das bikes - brecha prevista na Lei Cidade Limpa, de 2007. Na visão da empresa,
essa será uma das poucas possibilidades no curto prazo para expor sua
marca pela capital. A exploração publicitária vai ocorrer da seguinte
forma: duas placas de 3 centímetros cada na parte dianteira da bicicleta
e duas placas na parte traseira, de 10 centímetros cada. As informações
são do jornal O Estado de S.Paulo. (Agência Estado)
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