Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Polícia Civil vai abrir inscrições no dia 20


As inscrições para o concurso público da Polícia Civil do Pará abrem no próximo dia 20 e seguem até 17 de março. Os interessados devem acessar o site da Universidade do Estado do Pará e também pagar taxa no valor de R$ 47,50. A primeira prova está prevista para ser aplicada em 28 de abril.
No total, 670 vagas são ofertadas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista; todos de nível superior. Os candidatos inscritos no processo realizado em setembro, que foi anulado por suspeita de fraude, e que ainda não solicitaram o ressarcimento do valor da taxa estão automaticamente inscritos, mas precisam confirmar um novo cadastro. O novo edital foi publicado aproximadamente quatro meses depois que o concurso foi anulado por suspeita de fraude. Na época, 26 mil candidatos se inscreveram para 720 vagas ofertadas. Com a anulação deste certame, os candidatos tiveram as opções entre escolher por pedir o valor pago para a inscrição de volta ou aguardar o próximo concurso.
Quem solicitou o ressarcimento e pretende fazer o concurso novamente, deverá pagar novamente a inscrição. Do total de 670 vagas que serão ofertadas nesta próxima edição do concurso, 150 são destinadas para o cargo de delegado, 250 para investigador, 250 para escrivão e 20 para o cargo de papiloscopista (especialista que trabalha com a identificação humana por meio das papilas dérmicas, mais conhecidas por impressões digitais).
O concurso será composto por duas etapas, sendo a primeira dividida em seis subfases: A prova objetiva de múltipla escolha, prevista para ser aplicada em 28 de abril. Esta será de caráter eliminatório e classificatório. O exame objetivo será aplicado em seis municípios, incluindo a capital Belém. Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém; também serão sedes de locais de prova.
Aquele ou aquela que alcançar a média necessária será classificado para a prova de capacitação física, esta será a segunda subfase. A terceira e quarta são os exames médico e psicológico.
Após isso, os candidatos serão submetidos a uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. Por fim, vem a investigação criminal e social – que será de responsabilidade da própria Polícia Civil. A corporação também será responsável pela segunda etapa que é a formação dos candidatos.
ANULAÇÃO
Em setembro de 2012, o Governo do Estado teve de cancelar o concurso para a Polícia Civil, diante de uma séria de denuncias e suspeitas de fraudes. Uma quadrilha chegou a ser presa em flagrante acusada de um esquema de falsificação, durante a prova objetiva.
Os acusados respondem o processo em liberdade e poderão ser responsabilizados pelos crimes formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de documento público. O caso tramita na 11ª Vara Criminal de Belém. A anulação gerou um prejuízo de R$ 400 mil para o Estado.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário