Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

Governo lança programa de melhoramento genético da pecuária paraense

O Governo do Estado vai aproveitar a Feira Agropecuária de Paragominas, que será aberta neste sábado (11), para a efetivação de várias medidas na área do campo.
Na oportunidade, será realizada a reunião do Conselho do Agronegócio do Estado do Pará (Consagro-PA) e a reunião do Conselho Consultivo do Projeto Pecuária Verde, que tem apoio do Fundo Vale. Ainda será assinado um protocolo de intenções com o objetivo de promover o desenvolvimento da silvicultura e um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer o projeto Farmaviva, de incentivo ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Estado a partir da implantação de um laboratório de fitoterápicos em Paragominas. O secretário Hildegardo Nunes representará o governador nesses eventos.
Durante a reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte do Consagro-PA, no dia 17, será lançado o Programa da Modernização e Melhoramento Genético da Pecuária Paraense, numa ampla parceria com associações de criadores de zebus e bubalinos, Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas. “O objetivo é nós termos plantéis de alta qualidade genética que possam ser multiplicados para que isso chegue ao produtor, particularmente ao pequeno e médio produtores”, explicou Hildegardo Nunes.
A reunião do Conselho Consultivo do Projeto Pecuária Verde, na tarde desta sexta-feira (10), terá a participação de representantes do Fundo Vale e dos consultores técnicos do projeto, professores Mateus Paranhos, Moacyr Corsi e Ricardo Ribeiro, especialistas nas áreas de manejo e recomposição de reserva legal, que estão monitorando as propriedades que participam do projeto, considerado exemplo para a redução de impactos ambientais das atividades produtivas e recuperação de áreas degradadas.
O protocolo de intenções para o desenvolvimento da silvicultura, que será assinado também nesta sexta-feira, envolve a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), que representa o Governo do Estado, a Prefeitura de Paragominas, Embrapa, Ufra e empresas de reflorestamento. A Sagri espera “fortalecer a pesquisa para desenvolver sistemas de produção adequados à nossa realidade”, segundo o secretário. O Governo do Estado, por meio da Sagri, vai dar o suporte logístico e apoio financeiro para o desenvolvimento desses trabalhos.
O termo de cooperação do Farmaviva será assinado entre a Prefeitura de Paragominas e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o apoio da Sagri, que foca nos agricultores familiares que vão produzir essa matéria prima a sua atenção.
FONTE: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário