Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

Lenda Amazonica

INDIA TAINARA


Às margens do Rio Amazonas, mas precisamente nas proximidades do Lago Pauxis, mais conhecido como Laguinho, habitava a tribo dos índios Pauxis onde tinha como líder a Índia Guerreira Tainara, a índia mais bela da tribo.
Em certo dia estava ela em uma festa de coroação de uma de suas índias de sua tribo, onde todos dançavam e festejavam aquele acontecimento. Mas sabemos que o mal está em todo lugar, e próximo a essa aldeia tem um homem muito mal que é chamado de Feiticeiro e que tem muita inveja da beleza da índia Tainara. Ele com seus maléficos poderes pensou em uma forma de jogar seu feitiço sobre a índia, e se transformou em um boto, pois sendo assim ele poderia se transformar em  um lindo rapaz. Ao se  transformar ele se aproximou da aldeia, em seguida se aproximou da índia e lançou todo o seu encanto sobre a índia Tainara onde a mesma ficou encantada e aproveitando-se disso ele joga o seu feitiço, pois sabemos que todo boto quando não engravida a moça ele a mata, e foi assim  que aconteceu com a linda índia, o boto a matou.  A aldeia se fechou em luto e todos choraram   a grande perda.
E agora o que faremos, pois sem a índia Tainara a aldeia corre risco de acabar, pois a índia era que nem uma espécie de mãe para todos. A tribo vendo o perigo que estavam passando resolveu ir até a aldeia dos Caxuianas chamar o maior curandeiro de todas as tribos mais conhecido como Pajé, que vem para tentar ressuscitar a índia Tainara.
E ele começa a cura, onde por meio de muito sacrifício e muita pajelança parece que ele está conseguindo.
E conseguiu gente ele conseguiu ressuscitar a índia guerreira da tribo dos Pauxis.
Agora a paz e a alegria voltam a essa aldeia e todos dançam para festejar a vitória.
Fonte: Museu Integrado de Óbidos
www.chupaosso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário