Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CANTORA INDÍGENA DJUENA MANTÉM VIVA A CULTURA TIKUNA


Apresentação da cantora no Rio+20 

A artista nasceu na comunidade Umariacu II, no Alto Solimões, e mostra que talento e perseverança andam junto
Verdadeira descendente da cultura indígena do Amazonas. Com voz doce, encanta e ajuda a manter viva a história da etinia Tikuna. A cantora Djuena  mostra que talento e perseverança andam juntos, sem precisar perder a identidade para agradar as massas.
Nascida na comunidade Umariacu II, no Alto Solimões, Djuena é filha de cantora indígena e com a família aprendeu o valor da música Tikuna. “Desde pequena escuto minha mãe e meus primos. No início, nem passava pela minha cabeça me tornar uma cantora profissional”, contou a cantora.
Aos oito anos, Djuena mudou-se para a capital com a família. A adaptação não foi fácil. “A única língua que eu falava era a Tikuna. Quando comecei a estudar a dificuldade em aprender me atrapalhou bastante. Também senti falta de alguns rituais da minha aldeia. Hoje, comecei a fazer faculdade e me dedico exclusivamente a música”, informou.
Djuena destaca a importância de projetos culturais para a divulgação de talentos amazônicos. “Gravei duas músicas para o projeto “Cantos Indígenas”  e o segundo trabalho profissional foi com o grupo Imbaúba do Celdo Braga que sempre me apoiou. Para uma mulher é difícil conseguir destaque no cenário musical, ainda mais se for índia”, comentou.
Veja a interpretação da música “”Os Povos Unidos”
Com o grupo Magüta, composto por representantes dos clãs que formam o povo Tikuna, a cantora participou de importantes eventos pelo Brasil. Em junho deste ano, eles participaram da Rio+20. “Resolvi participar, porque o evento tratava de um assunto importante pra mim. Não fui convidada, mas comecei a me apresentar em algumas tendas  da Universidade Católica do Rio de Janeiro e o público começou a gostar das nossas performances”, disse Djuena.
Talento, simpatia e força de vontade são qualidades marcantes da índia Tikuna. Djuena está com o projeto da gravação de um CD, com músicas exclusivamente indígenas. “Depois de muita luta consegui o patrocínio e vou começar a gravar meu álbum. Espero que tenha algo pronto até o final do ano e conto com o apoio da nossa região. Precisamos divulgar os cantores daqui”, finalizou a cantora.
Fonte/Foto: portalamazonia.com/Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário