Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto ‘Mapa das Artes’ cadastra mais de 100 artistas no município de Monte Alegre

Amanda Engelke
O escritor, poeta e compositor Raimundo Nogueira Amaral, 67 anos, tem quatro livros lançados e mais de dez escritos. Natural de Santarém, ele viveu desde os primeiros dias de vida na localidade de Curral Grande, em Urixiacá, no município de Monte Alegre, onde mora atualmente. Na sexta-feira (25), o poeta Amaral, como é conhecido pelos amigos e leitores, teve acesso a uma nova ferramenta para divulgar sua obra pelo mundo.
Ele foi um dos artistas de Monte Alegre que se cadastraram no Mapa das Artes, projeto do Instituto de Artes do Pará (IAP) que está percorrendo vários municípios da região do Baixo Amazonas entre os meses de junho e julho, na Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva. Em três dias de ação no município, mais de 100 artistas locais fizeram seus cadastros. Eles terão seus perfis em um novo portal, fruto do projeto, previsto para ser lançado no segundo semestre.
Com a atualização das informações, que será de responsabilidade dos próprios artistas, a ideia é que qualquer pessoa do país e do mundo possa ter acesso ao conteúdo de cada um na internet. O poeta Amaral, que aos 4 anos de idade foi acometido por uma catarata congênita e hoje tem apenas 2% da visão, terá ajuda do filho, Marco Aurélio, 43.
Pai e filho dedicam parte do seu tempo à literatura. Cercados por livros em uma pequena biblioteca de madeira, construída na rua onde moram, os dois trabalham juntos nos registros e divulgação da obra de Amaral. “Como geralmente minha inspiração vem de madrugada, no começo decorava e de manhã recitava ao meu filho para que ele pudesse transcrever. Depois ganhei um gravador para registrar na hora da inspiração, mas não gostei da ideia de ficar falando sozinho de noite. Ia parecer louco”, conta o escritor.
A imaginação de Amaral ganhou asas quando ele aprendeu o braile. “Passei a ler e a escrever sozinho. Até porque meu filho formou sua própria família. Hoje sou só eu, minha prancheta, a reglete e o punção (instrumentos da escrita braile)”, diz Amaral, que confessa não pensar em sucesso. “Nunca pensei nisso ou em ganhar dinheiro. Sempre me surpreendo quando vejo alguém interessado. Fico feliz de contribuir com a literatura paraense e chegar, sobretudo, aos jovens”, afirma.
“A ideia do Mapa das Artes é muito interessante. Temos aqui uma carência muito grande de incentivo. Temos um verdadeiro celeiro de artistas e produtores. Até por isso criamos uma associação de artistas de Monte Alegre, com o objetivo de contribuir para a promoção de desenvolvimento artístico, literário e musical. A arte é livre e é importante que cada vez mais pessoas possa ter acesso à ela e conhecer os artistas da terra”, opina.
O cadastro dos artistas no Mapa das Artes continua nos municípios de Alenquer, que recebe os serviços da caravana a partir desta segunda-feira (28), Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Faro e Terra Santa. A expedição termina dia 6 de julho.

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/projeto-mapa-das-artes-cadastra-mais-de-100-artistas-no-municipio-de-monte-alegre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário