Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Biizu capacita 185 jovens de Almeirim, Monte Alegre e Prainha



Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
As oficinas de desenho, rádio e fotografia do Biizu foram ofertadas durante a programação da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva
Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Estudantes dos três municípios do oeste paraense tiveram contato com as técnicas de alguns dos principais veículos de comunicação, como o rádio
O projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), formou 185 jovens que participaram das oficinas de desenho, rádio e fotografia nos municípios de Almeirim, Prainha e Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, durante a programação da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva. Somente em Almeirim, primeiro municípios a receber as oficinas, foram 90 aprendizes.
Larissa Campos, 16 anos, foi uma das 40 pessoas que participaram das oficinas em Monte Alegre, entre os dias 24 e 25. Estudante do terceiro ano do ensino médio, ela contou que o curso de fotografia mudou sua forma pensar. “Não gostava muito de tirar foto, tanto que nos sites de relacionamento não tenho esses álbuns, que as pessoas costumam colocar. A partir do momento em que fiz esse curso, me apaixonei pela fotografia”, declarou.
Para a jovem, os conhecimentos adquiridos durante a oficina foram essenciais. “Aprendemos técnicas básicas da fotografia, que muita gente desconhece na hora de fazer uma foto. Muitas vezes usamos os termos bater ou tirar uma foto e hoje vejo que na verdade fazemos uma foto. É preciso pensar no foco, na luz e criar todo um cenário para fotografar”, comentou a jovem.
Na avaliação do coordenador da jornada, Rodolpho Moraes, o interesse dos alunos fez a diferença nos três municípios. “Fomos pelo interesse dos estudantes, então tivemos tanto turmas de dez alunos quanto de 30. A semelhança é que em ambas, eles queriam mesmo participar. São jovens que querem se comunicar, aprender, fotografar diferente, falar diferente em um programa de rádio. Optamos em trabalhar qualidade, e não quantidade”, frisou.
Para ele, os resultados foram surpreendentes. “Vimos desenhos ótimos, pessoas que realmente têm o olhar diferenciado para a fotografia e pessoas com aptidão para o rádio. Pela primeira vez, por exemplo, tivemos uma turma toda de alunos já envolvidos com rádio na oficina de rádio, que foi em Prainha, com as pessoas que trabalhavam na rádio de poste”, comentou Rodolpho.
As oficinas de mídia popular voltam a integrar a Caravana Pro Paz a partir do dia 26 de junho, acompanhando a ação pelos municípios de Oriximiná (de 22 a 24), Juruti (26 a 28), Faro, (30 de junho a 2 de julho) e Terra Santa (de 4 a 6 de julho). Também em julho, o projeto integrará a programação do Festival Cultura de Verão.


Texto:
Amanda Engelke - Secom
Fone: (91) 3202-0911 / (91) 8150-8965
Email: amanda@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário