Pesquisar este blog

sábado, 12 de janeiro de 2013

Produtores de Oriximiná iniciam plantio de milho


Produtores de Oriximiná iniciam plantio de milho

Sessenta famílias de 40 comunidades do município de Oriximiná, no oeste do Estado, iniciam a produção de milho, neste período chuvoso, graças ao levantamento feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a doação de sementes pela Secretaria Estadual de Agricultura, por meio do Programa de Fomento à Produção de Alimentos Básicos. Cada agricultor recebeu, nos dias 3 e 4 de janeiro, uma saca de 20 quilos de semente de milho variedade Al Bandeirante, totalizando mais de uma tonelada distribuída.

A quantidade recebida por cada produtor rural foi determinada mediante a metragem dos terrenos, que têm em média um hectare plantado por família, segundo o chefe local da Emater, o Técnico em Agropecuária Raimundo Éder Costa. “Esse levantamento é realizado por nós, técnicos, durante os nossos atendimentos às comunidades. Agora em janeiro, os produtores plantam o milho. Em 90 dias eles já estão colhendo o milho verde e em 120 dias o milho seco”, explicou o técnico.

Com uma produtividade sequenciada, Eder Costa afirma que a partir de abril os produtores oriximinaenses se preparam para plantar feijão, como aconteceu no ano de 2012. “Esperamos que o cronograma de distribuição de sementes continue como a do ano passado. A aquisição dessas sementes, cujo quilo é comprado a R$ 10 cada um, pode economizar cerca de R$ 200, valor que será destinado até para terceirização profissional para auxiliar a mão de obra familiar no processo de plantio”.

Para potencializar a produção de alimentos básicos na região, dentre as metas para 2013, o chefe local destaca que a intenção é de implantar em Oriximiná o sistema bragantino de plantio, que busca o consorciamento das culturas de milho, feijão e mandioca, por apresentar resultados positivos em diversas regiões paraenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário