Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Municípios da Calha Norte desconhecem prazo para instalação de aterro sanitário

Cardoso
Guilherme Dias

Prefeitos consultados pela reportagem do jornal Tribuna da Calha Norte apenas um se manifestou e disse que desconhece lei que obriga construção e destinação de resíduos sólidos até agosto de 2014.

Faltam dois anos para findar o prazo para as prefeituras instalarem aterros sanitários em todas as cidades da Calha Norte, mas ainda precisa de estudos e investimentos por ainda adotarem destinação considerada inadequada para seus resíduos sólidos, e que é pior, os gestores desconhecem a lei que obriga a construção. Os municípios da Calha Norte ainda utilizam lixões e aterros controlados – terrenos sem condições técnicas – a tendência é que a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) seja adiada em alguns anos, mas os municípios não se mobilizaram para construções e destinação adequada e necessitam de recursos.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a implantação de aterros sanitários até 2 agosto de 2014, foi aprovado em 2010 após 20 anos tramitando no Congresso. O Plano previa ainda que até o último dia 02, os municípios apresentassem seus planos de resíduos sólidos. “A elaboração do plano municipal é pré-requisito para receber recursos do governo federal, mas não há obrigatoriedade de apresentação do plano”, afirma o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério.
De acordo com o MMA, 229 municípios em todo país apresentaram planos municipais ao órgão para pleitear recursos para implementá-los. Silvério reforça que a implantação de aterros sanitários até 2014 é lei. “Precisa ser cumprida. Caso não seja, os lixões serão tipificados como crime ambiental, cabendo sanções administrativas e multas”, afirma Silvério.
No município de Juruti, um termo de compromisso foi assinado pelo prefeito Henrique Costa e o Ministério Público do Estado, para que dentro de dois anos o aterro esteja pronto, uma garantia que responsabiliza o novo gestor que ocupará seu cargo a partir de 2013 de realizar a obra e entregar antes do vencimento do prazo nacional.
A reportagem do jornal Tribuna da Calha Norte tentou ouvir pelo menos quatro prefeitos da região da Calha Norte para falar sobre o assunto, apenas um deles atendeu a reportagem, mas disse desconhecer a lei e por isso não iria se manifestar, mas garantiu que irá verificar com o departamento jurídico da prefeitura para que seja tomada providências quanto a destinação do lixo no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário