Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Comunidades adotam ônibus como meio de transporte

O meio de transporte das comunidades ribeirinhas de Óbidos, há alguns anos atrás, eram prioritariamente os barcos. As comunidades da terra firme utilizavam os caminhões como meio de transporte para a cidade, os chamados “Paus de Araras”.
Andando pelo centro comercial de Óbidos, hoje já se nota uma nítida transformação nos meios de transportes, em que os moradores de algumas comunidades obidenses, optaram em utilizar o ônibus como meio de transporte, mesmo tendo o barco como opção, como é  caso dos moradores da Vila do Curumu.
Várias comunidades, como o Curumu,  Flexal, Igarapé Açu, Cruzeirão,  Mamiá e outras,  já contam com linhas de ônibus regulares, substituindo por definitivo os “Paus de Araras”, que antigamente era muito comum vê-los circulando pelas estradas de Óbidos.
Talvez essa mudança tenha ocorrido por conta da legislação, que proíbe o transporte de passageiros na carroceria de caminhões e outros veículos, assim, o ônibus está se tornando um transporte muito comum para os moradores dessas comunidades.
Infelizmente a estrada que liga os municípios de Alenquer-Óbidos-Oriximiná (PA 254)  não é  pavimentada. Se fosse, o transporte de passageiros entre as comunidades e entre esses municípios vizinhos a Óbidos, melhoraria consideravelmente, principalmente na qualidade dos veículos e no tempo de viagem por essas paragens.
O esquecimento por parte do estado com os municípios da Calha Norte é secular. Vem de longas datas. Bem que uma parte desse  R$ 1 bilhão que o estado investirá no Baixo Amazonas, poderia ir para pavimentação da PA 254, estrada que liga  os municípios de Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre e Prainha, municípios “A “margem” esquerda do rio Amazonas”. Seria um bem enorme para a população  desses municípios.
Por João Canto
www.chupaosso.com.br
Fila de ônibus na rua do comércio de Óbidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário