Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Caravana chega ao penúltimo município do Baixo Amazonas

Cristino Martins/Ag. Pará

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 30/06/2012 às 14:47

A aposentada Rosália Valente de Castro, 82 anos, moradora do município de Terra Santa, no oeste do Estado, chegou a escola Municipal professora Edmara Cunha Carvalho, na manhã deste sábado, 30, amparada pelos soldados da Defesa Civil Estadual. Com muita dificuldade em caminhar, dona Rosália estava a procura dos serviços oferecidos pela Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva por causa dos problemas de saúde que vem apresentando e que a obrigam a suportar algumas crises de dores. A ação que leva cidadania, saúde e cultura aos municípios do Pará iniciou os atendimentos e permanecerá no município de Terra Santa até a segunda-feira, 2 de julho.
A neta da aposentada, Rosimara Valente de Castro, 24 anos,  comenta emocionada que estava contando  as horas para a chegada da Caravana, pois tem passado momentos difíceis com sua avó. Ela conta que dona Rosála tem problema no fígado, diabete, pressão e tem sentido muitas dores nos últimos dias. “Ela teve uma vida muito difícil como agricultora e agora está sentido as conseqüências de uma vida de muito trabalho”, explica. Dona Rosália criou dez filhos e Rosimara perdeu as contas do número de netos da aposentada.
No início, a senhora fez tratamento na capital do Estado do Amazonas, mas o deslocamento até Manaus se tornou impraticável. “Foi Deus que mandou os médicos para  cá neste momento”. Dona Rosália foi encaminhada para os médicos cardiologistas e passou por uma bateria de exames. No final da manhã, ela já tinha conseguido a realização de um eletrocardiograma para que se chegue ao diagnóstico dos males da paciente.
Terra Santa
O município tem cerca de 16 mil habitantes e 1909 km² e foi criado em 1993. Terra Santa possui uma natureza exuberante, com lindas praias de água doce. A base de sua economia é a criação bovina e o extrativismo em geral. Terra Santa faz divisa com os municípios de Faro, Nhamundá, Oriximiná, Parintins e Juruti. Achegada da Caravana coincide com o círio do município, em homenagem à padroeira, Santa Isabel.
Segundo a coordenadora de campo da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva, Antônia Rodrigues, em  Juruti, município anterior onde foi realizada a ação, foram feitos 52 mil atendimentos e procedimentos. “Nós chegamos em Juruti com expectativa de realizar 47 mil atendimentos e ampliamos para  52 mil por causa da demanda reprimida de atendimento pela saúde municipal”, explica. Demanda reprimida é a diferença entre a necessidade de atendimento da população e a capacidade por parte da Prefeitura.
Terra Santa é o décimo segundo município visitado pela caravana, ofertando 26 tipos diferentes de serviços, entre saúde, cidadania, educação e cultura. Na quarta-feira, a Caravana chegará ao município de Faro, o último a ser atendido neste ano. A ação reiniciará os trabalhos em fevereiro de 2013.

Texto:
Marcio Flexa - Secom
Fone:  / (91) 80301615
Email: marcioflexa@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário