Pesquisar este blog

sábado, 9 de junho de 2012

Fazendeiros ancestrais ensinam como proteger a Amazônia


Desmatar parece inevitável para quem quer plantar ou criar animais, não é mesmo? Mas descobertas recentes indicam que os primeiros habitantes da Amazônia utilizavam suas terras de forma sustentável, sem lançar mão do fogo e com técnicas que podem ser úteis ainda hoje.
Uma equipe internacional de arqueólogos e paleoecologistas realizaram um estudo na Guiana Francesa e identificaram que os índios que viveram ali, cultivavam seus alimentos utilizando a construção de pequenos montes agrícolas com instrumentos de madeira.
Estes campos elevados tinham uma melhor drenagem, aeração do solo e retenção de umidade, ideal para um ambiente que tem tanto secas quanto inundações. As terras levantadas também se beneficiavam de um aumento de fertilidade, pois o esterco era continuamente tirado da bacia alagada e depositado sobre os montes.
 “Nós usamos datação por radiocarbono para determinar a idade desses tipos de canteiros e chegamos à conclusão de que datam de 800 anos atrás”, disse o Dr. Mitchell Power, professor da Universidade de Utah, EUA.
“Esta antiga forma de agricultura pode se tornar uma alternativa para a queima de florestas tropicais, recuperando terras de outra forma abandonadas e ecossistemas de cerrado criados pelo desmatamento. Ela tem a capacidade de diminuir as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, garantir a segurança alimentar para as populações rurais mais vulneráveis e pobres”, disse o Dr. José Iriarte, da Universidade de Exeter, Reino Unido, principal autor do estudo.
Com informações da HypeScience

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/fazendeiros-ancestrais-ensinam-como-proteger-a-amazonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário