Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Município de Óbidos é o primeiro do Pará atingir a meta do ‘Municípios Verdes’

O município de Óbidos foi declarado no mês de abril o primeiro município do Pará a atingir a meta do Programa Municípios Verdes (PMV) no exercício de 2015.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos, o município já ultrapassou a meta do Comitê Gestor no que se refere ao combate ao desmatamento, obedecendo as 7 metas estabelecidas: Pacto contra desmatamento; Grupo de combate ao desmatamento; 80% de CAR (Cadastro Ambiental Rural); Desmatamento menor que 40km²; Verificação em campo do desmatamento; Não estar na lista dos municípios que mais desmatam na Amazônia, e Possuir Sistema e Órgão Municipal de Meio Ambiente Estruturados.
Segundo a Semma, há mais de dois anos que a prefeitura vem investindo em grandes esforços no sentido de alcançar as metas estabelecidas pelo Comitê Gestor dos Municípios Verdes.
“No último dia 15 de abril com atualização de dados no sistema tivemos a comprovação que Óbidos alcançou as sete metas e agora faz parte do seleto grupo de municípios verdes no estado do Pará. É interessante deixar registrado que o município tem um planejamento próprio, com metas próprias, algumas delas bastante audaciosas se comparado com as metas do Comitê Gestor dos Municípios Verdes e agora nós otimizaremos os mecanismos de gestão de modo que a gente possa alcançar as novas metas”, declarou Vinícius Lopes, titular da Semma.
Em maio de 2013, a prefeitura lançou o “Programa CAR Para Todos” com perspectiva de democratizar o Cadastramento Ambiental Rural, inclusive com todos os custeios de todas as etapas do processo da própria administração.
“A Semma sempre figurou como órgão executor, e isso nos permitiu um avanço significativo nos últimos 24 meses. Hoje, Óbidos é disparado o município com o maior CAR em todo o oeste do Pará, tendo alcançado agora com a atualização 80,87% de CAR, o que nos permitiu estar entre os municípios com a melhor arrecadação de ICMS Ecológico em todo do Pará”, informou o prefeito Mario Henrique.



Fonte: TCNnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário