Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pesquisadores da UFPa discutem segurança em Óbidos


Esteve em Óbidos esta semana, uma equipe de pesquisadores da UFPA para desenvolver várias atividades de pesquisa do Projeto "Segurança Pública na Fronteira", da Secretaria Nacional de Segurança (SENASP). O projeto é coordenador pela UFRJ e no Pará tem à frente o professor Dr. Wilson Barp, da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA.
Nesta terça feira (11), no Hotel Amazônia Center, as Doutoras,  Fernanda Nummer e Ida Lenir Gonçalves, coordenaram um grupo de Discussão, onde a programação iniciou por volta das 14h com a apresentação do “Projeto Segurança Pública nas Fronteiras”, aos participantes, feita pelo Dr. Wilson Barp.

Logo após foi aberta a discussão sobre a “criminalidade local”, em que participaram como debatedores, representando vários setores da sociedade obidense: Marinaldo Santos, Vice- Presidente da Associação Comercial de Óbidos; Rosângelo Matos; Diretor da Escola Felipe Patroni; Alexandre Pimentel, Vice-presidente da colônia Z-19; Etelvino e Clara pelo Conselho Tutelar, o Vereador José Barbosa e Vander Andrade, site Chupaosso.
Em seguida temas como: “Práticas legais e ilegais” e “Atuação das instituições responsáveis pela segurança pública”, foram abordadas durante as discussões, que foram gravadas e servirão como fonte para a pesquisa em questão.
A pesquisa integra a Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron), vinculado ao Ministério da Justiça, e contará com a participação de outras instituições de ensino superior em todos os onze estados fronteiriços do Brasil.
Fronteiras
As áreas de fronteira constituem 27% do território nacional e são de extrema importância para o Brasil, cujos limites encontram quase todos os países da América do Sul. No Pará, as sedes dos municípios limítrofes estão distantes da área de fronteira, a qual se caracteriza por baixa densidade demográfica, ausência de cidades gêmeas e de estradas estaduais e federais.
O trânsito, portanto, é feito principalmente por meio fluvial, fato que submete territórios geograficamente não fronteiriços aos problemas característicos de áreas de fronteira. Este é o caso de Abaetetuba e São Caetano de Odivelas, que integram a pesquisa em conjunto com os municípios de Alenquer, Almeirim, Óbidos e Oriximiná.
No Pará, o trabalho é coordenado pelo professor doutor Wilson Barp, da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA, com participação de pesquisadores Ida Lenir Gonçalves, Fernanda Nummer e Luís Fernando Cardoso.


Fonte: Chupaosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário