Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ações de combate a malária serão debatidas com municípios do Oeste do Pará




As ações de educação e saúde desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) serão debatidas durante o Seminário de Avaliação das Ações de Controle da Malária no Pará, cuja primeira fase acontece nesta quarta, 12, e quinta-feira, 13, em Belém, a segunda fase será em Santarém dia 27. A reunião tem como objetivo avaliar as ações de vigilância e controle da malária executadas pelos municípios prioritários das regiões do Estado.
Participarão do seminário na cidade de Santarém, no dia 27 de junho, representantes de Alenquer, Altamira, Almeirim, Anapu, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Pacajá, Santarém, Senador José Pórfiro e Trairão. Os dois encontros terão a participação dos técnicos da Coordenação Nacional do Programa de Controle da Malária do Ministério da Saúde.

Entre os assuntos que serão debatidos nos dois momentos está a redução dos casos de malária em 70% na comparação com o ano passado. O avanço é resultado das ações preventivas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em conjunto com os municípios paraenses, para o combate à doença. De janeiro até o dia 22 de maio de 2013, foram registrados 13.420 casos de malária, contra 53.206 no mesmo período de 2012. Os municípios com a maior queda no número de registros são Chaves, Curralinho, Anajás, Bagre, Altamira e Anapu.
Em relação às ocorrências de casos no conjunto Grajaú, localizado no bairro Icuí, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, foram confirmados 83 casos no local, e sete no bairro do 40 Horas. A Sespa informa que a situação já está controlada. Entre as ações de combate à doença, a coordenação estadual de Controle da Malária atua em parceria com os municípios na prevenção, diagnóstico e capacitação de profissionais.
As ações incluem treinamento de microscopistas e manejo clínico de doentes com malária grave, nas regionais de saúde. Ainda são ministradas, por ano, duas oficinas de avaliação da malária em polos dos Centros Regionais de Saúde do Pará. O trabalho do Estado ainda é feito com distribuição de testes rápidos, microscópios, motos e rabetas (pequenos barcos com motor), para o fortalecimento das ações.
Ano passado, além da distribuição dos 90 mil mosquiteiros repassados pelo Ministério da Saúde, a secretaria iniciou a entrega de outros 60 mil impregnados com inseticida não venenoso nos municípios prioritários. Segundo o coordenador estadual do Programa de Controle da Malária, Cláudio Cardoso, as atividades continuam em todo o estado.


Fonte: TCNnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário