Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Em Oriximiná "sem tetos" invadem área do municipio


Foto: Tarú
Na tarde desta segunda-feira, 17.06, por volta das 16.00 horas, quando começava a onda de protestos em diversas partes deste país, em Oriximiná o protesto foi diferente, um grupo de “sem teto”, formado por aproximadamente 30 pessoas portando enxadas e  facões (terçados),  invadiram a área pertencente a Prefeitura Municipal de Oriximiná que fica no inicio da travessa da Granja, ás proximidades da Feira Municipal, no bairro de Santa Luzia. Segundo relato dos ocupantes a área está abandonada desde há muitos anos, sem que seja feito alguma coisa. Totalmente tomada pelo mato á área vem servindo para abrigo de marginais durante á noite, sendo que várias casas e comércios vizinhos da referida área já foram arrombados e com várias pessoas sendo assaltadas ao passar pelo local, que também serve de depósito de lixo e cujo mau cheiro é sentido pelos feirantes e consumidores, e que abandonado dá
medo de passar á noite pelas proximidades. O Sr. Everaldo que é pescador tem o local como caminho para ir e vir de sua pescaria, mas, não fica sem sua arma para passar no local, pois, sabe do perigo que enfrenta. Uma senhora que pediu para não ser identificada disse que durante á noite é forte o cheiro de drogas (maconha) sendo consumida no local, e devido ás fortes chuvas a erosão vai cada vez aumentando, se aproximando cada vez mais da Rua Lauro Sodré e ás encostas pondo em risco ás casas que ficam ao seu entorno. Segundo informações de moradores vizinhos o local já foi interditado pela Defesa Civil, porém, não foi houve nenhuma providência. Mesmo sabendo do perigo que se tem em construir algum barraco no local  os ocupantes pretendem loteá-lo entre os que não tem casa e nem terreno, segundo os mesmos, alguma coisa tem que ser feita no local para dar maior tranqüilidade aos moradores da vizinhança.

Na tarde desta terça-feira, 18.06, o Secretário de Obras Sr João Carlos Pereira esteve no local com os invasores, pedindo aos mesmos para não fazerem nada de maneira ilegal, para evitar problemas futuros, dizendo que á área não deve ser ocupada por nenhum tipo de construção, pois, trata-se de área de risco e que a mesma está interditada pela Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e pelo plano diretor do município, disse ainda que a área só poderá ser utilizada para projetos de urbanização. Os invasores dizem que vão continuar no local e exigiram a presença do Prefeito Luiz Gonzaga. O Secretário  João Carlos confirmou uma reunião ás 16.00 horas desta quarta-feira, 19.06, entre os invasores e o Prefeito Municipal para discutirem sobre o assunto. João Carlos também prometeu receber um a um dos invasores para fazer um cadastro para ver o que pode ser feito com relação á habitação. O secretário  disse ainda que vários projetos para á área encontram-se tramitando no Governo do Estado e Governo Federal, disse que são projetos demorados e o que for liberado imediato será bem vindo. João Carlos concluiu dizendo que a principal reivindicação dos invasores é justa, pois, o que mais exigem é a manutenção da área limpa para maior segurança.
Área invadida


Fonte: Tarú

Nenhum comentário:

Postar um comentário