Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Câmara, Vereadores convocam Secretária de educação. Vereador cobra situação da emprêsa que faz a coleta de lixo

Educação, abrigos e limpeza pública foram os temas principais da sessão da câmara nesta terça-feira, 26.02 em Oriximiná.
A educação foi destaque na câmara depois de ter sido lido na tribuna denúncia de uma mãe que recebeu uma lista com vários itens escolares para aluno do primeiro ano do ensino fundamental a lista consta de 07 cadernos grandes sem arames  capas duras, 01 caderno pequeno capa dura sem arame, 02 cx de lápis de cor, 02 cx de giz de cera, 03 lápis, 02 apontadores, 02 borrachas, 01 régua, 02 vidros de cola de isopor, 100 folhas de papel chamex, 01 tesoura sem ponta, 01 livro de literatura infantil, 01 revista usada e 01 copo inquebrável. O questionamento principalmente da oposição é por que desta cobrança se  o município recebe recursos para compra de material didático? O presidente da Comissão Permanente de Educação vereador Chaboga disse que foi pessoalmente na Secretaria de Educação e obteve a informação que a tal lista não é confeccionada pelo órgão e sim pelas próprias escolas e aprovada pela maioria dos pais. Outra reivindicação foi a distribuição gratuita do uniforme escolar que em várias legislaturas foi aprovado por maioria dos vereadores e nunca foi colocado em prática pelo executivo. Na oportunidade foi solicitada e aprovada por unanimidade a convocação da Secretária de Educação Profa. Hilda Viana para dá explicações sobre a não obrigatoriedade da educação física nas escolas do município e que segundo o vereador Tobias os professôres desta matéria estariam insatisfeitos.
O vereador Rereco através de requerimento solicitou ao executivo a manutenção e recuperação dos abrigos que servem de parada de ônibus ao longo da travessa Carlos Maria Teixeira, segundo o vereador os passageiros sofrem com o calor e sol quente na época do verão e com as chuvas por ocasião do inverno, foi feito adendo para que este benefício seja estendido também para á estrada PA 254 e ramais onde passageiros convivem também com a lama. O vereador Ludugero Jr aproveitou para cobrar um melhor tratamento também aos passageiros que utilizam o porto de Oriximiná que enfrentam dificuldades tanto para embarcar como para desembarcar,  principalmente em época de seca, segundo o vereador fazem mais de 05 anos que foi prometido a conclusão do Terminal Hidroviário e continua do mesmo jeito.
Outro tema bastante discutido foi a limpeza pública da zona urbana que para alguns vereadores, vem trazendo insatisfação para alguns moradores que não recebem a coleta de lixo em suas ruas de forma regular. Na oportunidade o vereador Zequinha Calderaro pediu explicação sobre o contrato da empresa responsável pela coleta do lixo, segundo o vereador o mesmo recebeu documento do Tribunal de Conta dos Municipios dizendo que a empresa contratada estaria com seu cadastro irregular.

Fonte: Tarú

Nenhum comentário:

Postar um comentário