Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tucuruí quer ampliar a produção de energia


tucuruí
Usina de Tucuruí: terceira casa de força
Na Folha de S. Paulo
Maior usina localizada 100% em território brasileiro, a hidrelétrica de Tucuruí (sudeste do Pará) realiza estudos para expandir sua capacidade pela terceira vez.
A construção de uma terceira casa de força permitirá acréscimo de 2.000 MW a 2.500 MW na potência instalada da usina, que atualmente é de 8.370 MW –suficiente para abastecer 16,7 milhões de pessoas, ou quase a região metropolitana de São Paulo, de 19 milhões de habitantes.
Após começar a gerar energia em 1984, a hidrelétrica já soma quase 30 anos de funcionamento. A expansão mais recente, de 2008, dobrou a sua capacidade.
Com a terceira fase, a capacidade total pode chegar perto de 11.000 MW, quase igualando a potência da hidrelétrica de Belo Monte (11.200 MW), em construção no oeste do Pará e que deve se tornar a maior brasileira e a terceira maior do mundo.
Itaipu tem uma parte brasileira e outra paraguaia.
A expansão é possível porque existe uma quantidade de água em seu reservatório que é dispensada sem gerar energia. Isso ocorre no período do chamado “inverno amazônico” (dezembro a maio), quando chove muito e o lago fica mais cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário