Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estudos projetam 15 empreendimentos hidroelétricos para a Bacia do Rio Trombetas

Estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia projetam 15 empreendimentos hidroelétricos para a Bacia do Rio Trombetas, na Calha Norte do Amazonas. Treze deles já contam com estudos de inventário; um com estudo de viabilidade e um com projeto básico.

Esse foi um dos assuntos do 1º Encontro Índios & Quilombolas foi realizado na semana passada, no Quilombo do Abuí, em Oriximiná, onde estiveram presentes 127 quilombolas e 44 índios adultos e jovens.

A área total a ser inundada pelas hidrelétricas do Trombetas somaria 5.530 quilômetros quadrados, atingindo as Terras Indígenas Nhamundá/Mapuera e Zo'é, além de terras quilombolas.

O procurador da República, Luiz Antonio, presente ao encontro, defendeu a consulta prévia às comunidades, como um importante instrumento para garantia de direitos, diante dos novos projetos hidrelétricos.

Até agora, porém, nem índios, nem quilombolas têm sido consultados, nem mesmo para projetos que irão beneficiá-los, como é o caso da escola quilombola do Alto Trombetas cujo local foi definido sem consulta às comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário