Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rio Amazonas e suas mudanças climáticas serão pesquisadas pela UFPA

Compreender as respostas culturais da população às vulnerabilidades causadas por inundações, além de outras grandes consequências provocadas pelas mudanças climáticas na Amazônia, envolvem o objetivo de uma pesquisa sobre o fenômeno das mudanças climáticas realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Estes impactos que, pela grandiosidade e complexa estrutura de fauna e flora da região amazônica, podem ser grandes e abrangentes. Para estudar todo esse processo, foi criado o projeto “Adaptações socioculturais dos caboclos no estuário amazônico a eventos extremos de marés”. A intenção é analisar os impactos dos fenômenos climáticos sobre parte da região amazônica e seus moradores.
A pesquisa é direcionada às populações do estuário do rio Amazonas. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Oriana Almeida, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da UFPA, o estudo será realizado em quatro locais específicos: dois locais no Amapá (em Mazagão e Ipixuna) e dois no Pará (Ponta de Pedras e Abaetetuba). Em Abaetetuba, será feito em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), de Abaetetuba.
A coordenadora do projeto conta que a pesquisa, iniciada em fevereiro de 2012, será feita em três anos. Oriana explica que o estudo se dará em vários níveis, como: coletas de dados gerais para traçar um perfil da população de várzea; coleta de dados diária de atividades da população da região, como açaí e pesca do camarão. Além disso, ela diz que deverá ser feita uma análise dos eventos de marés extremos e sua relação com a mudança climática.
O projeto é financiado pelo International Development Research Centre (IDRC), Centro de pesquisa para o desenvolvimento internacional, do Canadá.
METAS - O Projeto prevê como metas a produção de um Sistema de Aviso de Alerta Antecipado (SAA) de eventos extremos de marés, criação de um sistema de informação para tomadas de decisão e avaliação dos sistemas de resiliência socioeconômicos da região. Para isso, será conduzido um levantamento socioeconômico, medidas hidroclimáticas, levantamento socioeconômico sobre o uso da terra, inventário de abundância de pescado e sua diversidade, assim como inventários de agrodiversidade e de biodiversidade.
COLABORADORES - O projeto conta com a colaboração do professor Sergio Rivero, do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA; do doutor Miguel Pinedo Vasquez, da Universidade da Columbia, nos EUA; do professor Peter Deadman, da Universidade de Waterloo, no Canadá; do pesquisador doutor Nathan Vogt, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE); e da doutora em Meteorologia Kátia Fernandes, da Universidade de Columbia, nos EUA. Fonte: G1

Ler mais: http://www.tcnnews.com.br/news/rio-amazonas-e-suas-mudan%c3%a7as-climaticas-ser%c3%a3o-pesquisadas-pela-ufpa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário