Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Paratur e Setur aderem ao Casas do Patrimônio para fortalecer o turismo paraense


Da Redação
Agência Pará de Notícias
O patrimônio histórico e cultural do Pará é um dos mais ricos e significativos do Brasil. Heranças da fundação de Belém, do ciclo da borracha e de outros momentos históricos estão desenhadas na arquitetura das cidades paraenses. Mas é necessário que a sociedade desperte para a importância dessa herança, principalmente para garantir o resgate, preservação e continuidade do patrimônio. Visando fortalecer esse pensamento, diversos representantes governamentais e não governamentais fecharam um pacto na sexta-feira, 10, ao assinar um acordo de cooperação técnica com a Rede Casas do Patrimônio.
Assinaram o termo, a Superintendência do Iphan no Pará (Iphan/PA); Associação Fotoativa; Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur); Instituto de Artes do Pará (IAP); Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Centro de Memória da Amazônia; Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur); Instituto Federal do Pará (IFPA); Associação dos Agentes do Patrimônio (Asapam); Fórum Landi; Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN); Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. A iniciativa tem a finalidade de implementar o funcionamento destes espaços no estado, contribuindo para a valorização do patrimônio cultural na sua interface com o turismo e meio ambiente.
A presidente da Paratur, Socorro Costa, ao assinar o documento, lembrou da importância do patrimônio histórico e cultural enquanto matéria-prima de divulgação e promoção do turismo paraense. Para ela, os turistas que visitam o Pará buscam a natureza, sol e praia, eventos e negócios, mas são atraídos fundamentalmente pelas referências da cultura paraense, retratada também no patrimônio. A Cidade Velha, primeiro bairro de Belém, o Ver-o-Peso, Estação das Docas, os palácios e igrejas são sempre alvo de muitas visitações turísticas, afirma Socorro, ao elogiar a iniciativa dos parceiros em aderir ao Casas do Patrimônio. “Na Paratur vamos promover o patrimônio paraense em eventos turísticos regionais e nacionais; divulgar, através de nossas diversas mídias e em veículos especializados em turismo, as ações e atividades da Rede Casas do Patrimônio do Pará e participar de reuniões do grupo de trabalho do projeto”.
O Governo do Estado também é parceiro do projeto com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Adenauer Góes ressalta que a iniciativa está em sintonia com o Plano Ver-o-Pará, que traça as estratégias de investimentos no turismo paraense até 2020. Ele lembrou que a gestão pública do turismo, seja por meio da Paratur ou da Setur, conhecem a importância da valorização do patrimônio para o turismo. Citou exemplos bem sucedidos nesse sentido, como o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo, que tem diversas ações voltadas a esse setor, a exemplo do Mapeamento Cultural das Comunidades Indígenas e Quilombolas de Belém, Santarém, Belterra, Oriximiná e de municípios do Marajó.
Lembrou ainda que, em Belterra, reduto de heranças arquitetônicas e culturais do ciclo da borracha, estão sendo desenvolvidos pela Ama Brasil importantes projetos nesse sentido. Lá a Setur tem projetos de fomento à construção do primeiro hotel boutique da Amazônia. O conceito será de um espaço de hospitalidade e valorização do patrimônio cultural e arquitetônico deixado pelo ciclo da borracha, associados a conceitos inovadores de desenvolvimento sustentável, onde meio ambiente, tecnologia e empreendedorismo serão o carro-chefe.
No acordo com a Rede Casas do Patrimônio caberá à Setur ações de qualificação, assessoramento técnico e educação, através de cursos de turismo e patrimônio cultural, assessoria na elaboração de projetos, além de ações educativas na área do patrimônio cultural. A articulação do Ministério do Turismo (MTUR) e outros órgãos da esfera estadual para discutir temas relacionados ao patrimônio também serão atribuições da Setur.
A rede
A Rede Casas do Patrimônio - Pará tem por objetivos: constituir-se como espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local; espaço de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. A participação é aberta a todas as instituições e cidadãos que atuam na área do Patrimônio Cultural, ou seja, não é restrita apenas aqueles parceiros que assinaram o acordo de cooperação. Novos parceiros também podem aderir mediante solicitação formal para adesão e apresentação de ação a ser realizada em conjunto com a Rede.
Algumas das ações da Rede Casas do Patrimônio Pará, planejadas para 2012 são: mesas redondas, oficinas, minicursos na área de patrimônio cultural; itinerância exposição Ver-o-Peso; criação do site do Ver-o-Peso; e diálogo para formatação de editais visando fomentar de ações de valorização do patrimônio cultural.


Texto:
Benigna Soares - Paratur
Fone: (91) 8360-0506 / (91) 8842-8129
Email: turismoparaense@gmail.com / benignasoares@globo.com

Companhia Paraense de Turismo
Praça Waldemar Henrique, S/N. Belém-PA. CEP: 66010-040
Fone: (91) 3212-0669 / 3223-2130
Site: www.paraturismo.pa.gov.br Email: presidencia@paratur.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário