Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PARÁ: 39 MUNICÍPIOS AGUARDAM RESPOSTA SOBRE REFORÇO



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Nunes, aguarda a resposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o pedido de reforço federal para a segurança pública de 39 municípios paraenses durante estas eleições. O pedido foi feito em junho.
Ele ressaltou que, apesar da preocupação de alguns juízes eleitorais, os dirigentes da segurança pública estadual também já asseguraram um esquema especial para garantir que o eleitor vote com segurança.
Porém, o desembargador garante que não tem preocupação imediata com o horário de divulgação do resultado das eleições municipais no Pará e que, assim como no plebiscito sobre a divisão do Pará em 2011, ele acredita que não será um fator determinante. “Quero transmitir o resultado o mais rápido possível. Mas não estamos em uma guerra, isto é uma eleição, que é um exercício de cidadania”, definiu.
Para que a apuração ocorra de maneira ágil, o TSE já confirmou a distribuição de 338 pontos de transmissão de dados via satélite para o TRE/PA. No plebiscito, afirma Nunes, foram utilizados 277 pontos e o resultado foi divulgado às 19h, duas horas após o término da votação.
PONTOS
A maioria dos pontos de transmissão no Pará servirá para regiões de maior dificuldade de acesso às zonas eleitorais, especialmente Marajó e Baixo-amazonas. O TSE criou critérios de distribuição a partir de distâncias de três horas do cartório eleitoral. Também será instalada na capital uma Central de Apoio Técnico para atender todas as 104 zonas eleitorais do Estado no dia das eleições e durante todo o processo de apuração.
A partir do dia 23 de setembro, informa o presidente do TRE/PA, as urnas eletrônicas começarão a ser preparadas, iniciando pela zona eleitoral de Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Pará.
A paralisação dos servidores do Judiciário neste período eleitoral, segundo Ricardo Nunes, não vai afetar o processo de preparação da eleição. É que os dirigentes das associações e sindicato da categoria asseguram ao presidente a manutenção de 40% de todos os serviços do órgão, a fim de assegurar a viabilização das eleições.
“Os tribunais eleitorais se caracterizam pelos desafios. Tivemos quatro juízes para julgar mais de mil recursos de registros de candidatura e conseguimos cumprir o prazo. Essa eleição é só mais um desafio”, garante Nunes. No total foram julgados até o dia 23, 940 recursos de registros de prefeito e vereadores, sendo 15 prefeitos e 432 vereadores com candidaturas indeferidas. A totalização dos recursos ainda não foi concluída pelo sistema do TRE.
Fonte/Foto: Diário do Pará/Bruno Carachesti

Nenhum comentário:

Postar um comentário