Dados do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011, divulgados pelo
Ministério da Educação na terça-feira (14), mostram que menos de 3% das
escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental igualaram ou
superaram, no ano passado, a meta do Brasil para 2021.
Pará
A avaliação do Estado do Pará nas séries iniciais do ensino fundamental teve pontuação de 4,2, a mesma da região norte, mas inferior ao índice nacional, 5.
Com relação aos anos finais do ensino fundamental, o Pará conseguiu média 3,7 em 2011, um décimo abaixo da média dos estados região norte (3,8) e quatro décimos a menos do que a média nacional (4,1).
Óbidos
Em Óbidos, as três melhores médias das 4º/ 5ª séries foram para as seguintes escolas: “Duque de Caxias” que teve a melhor média 5,3; em segundo lugar ficou a Escola José Veríssimo com a média de 5,2; e em terceiro lugar ficou a Escola Guilherme Barros, com 4,3.
Neste nível educacional, Óbidos ficou com a média de 3,9; acima da meta de 2011 que foi estipulada em 3,5, entretanto abaixo da média do estado que foi de 4,2.
OBS: Em verde igual ou superio as metas
Nas séries do 8º/9º ano, todas as escolas ficaram abaixo da meta de 2011, que era de 4,0; entretanto a Escola São Francisco teve a melhor média, 3,9; bem próximo da meta.
Neste nível o Município de Óbidos obteve a média 3,7, abaixo da média estipulada para 2011 que foi de 4,1.
Entenda o Ideb
O índice foi criado
pelo MEC em 2007 para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é
feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e
2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento
escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na
Prova Brasil.
O Ideb
possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e
nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o
desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é
divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes
municipal, estadual e privada.
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