Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Escola “Duque de Caxias” tem a melhor média do IDEB


Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011, divulgados pelo Ministério da Educação na terça-feira (14), mostram que menos de 3% das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental igualaram ou superaram, no ano passado, a meta do Brasil para 2021.
Pará
A avaliação do Estado do Pará nas séries iniciais do ensino fundamental teve pontuação de 4,2, a mesma da região norte, mas inferior ao índice nacional, 5.
Com relação aos anos finais do ensino fundamental, o Pará conseguiu média 3,7 em 2011, um décimo abaixo da média dos estados região norte (3,8) e quatro décimos a menos do que a média nacional (4,1).
Óbidos
Em Óbidos,  as três melhores médias das 4º/ 5ª séries foram para as seguintes escolas: “Duque de Caxias” que teve a melhor média 5,3; em segundo lugar ficou a Escola José Veríssimo com a média de 5,2; e em terceiro lugar ficou a Escola Guilherme Barros, com 4,3.
Neste nível educacional, Óbidos ficou com a média de 3,9; acima da meta de 2011 que foi estipulada em 3,5, entretanto abaixo da média do estado que foi de 4,2.

OBS: Em verde igual ou superio as metas
Nas séries do 8º/9º ano, todas as escolas ficaram abaixo da meta de 2011, que era de 4,0; entretanto a Escola São Francisco teve a melhor média, 3,9; bem próximo da meta.

Neste nível  o Município de Óbidos obteve a média 3,7, abaixo da média estipulada para 2011 que foi de 4,1.

Entenda o Ideb
O índice foi criado pelo MEC em 2007 para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil.
O Ideb possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal, estadual e privada.
www.chupaosso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário