Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2012

PISCICULTURA IMPULSIONADA COM A DOAÇÃO DE CRIADOUROS



Neste sábado (28), a Mineração Rio do Norte fará a entrega de novos tanques-rede para as comunidades Acapuzinho e Tarumã. A ação integra o projeto de Piscicultura patrocinado pela empresa, que tem como objetivo promover a geração de renda para as comunidades do rio Trombetas.
O agricultor Joaquim dos Santos, da comunidade Tarumã, será um dos beneficiados com a doação. “Nosso plano é multiplicar a criação de peixes. Sei que nossa área é muito boa para isso, porque aqui é muito bom pra pescar”, diz. O agricultor vive hoje na venda de farinha e banana na feira de Porto Trombetas, distrito do município de Oriximiná. “Produzindo peixe, com certeza vou ganhar melhor do que com a venda de farinha. O peixe sai muito rápido na feira. Tem produtor que vende 400 quilos de pescado num dia. E eu peno pra vender a farinha”, conta. 
Outra que comemora a chegada dos tanques-rede é Francisca Gomes da Silva, da comunidade Acapuzinho. A produtora rural já conta os dias para iniciar sua nova atividade. “Quando me avisaram da entrega, você não imagina a ansiedade que eu fiquei. É um sonho que vou realizar de ser uma piscicultora. Já tentei essa atividade, mas não deu certo. Vou cuidar bem do meu tanque e quando eu receber a primeira remessa, eu quero tirar o dinheiro pra comprar mais peixe”, garante.Francisca, conhecida na comunidade como Vovó Chiquinha, sobrevive da venda de galinhas, de ovos e da produção artesanal de bombons de chocolates. “Eu descasco 834 castanhas em três horas pra fazer meus bombons. É muito trabalho. Então, cuidar do tanque-rede será um prazer. Pra mim, dificuldade não existe”. A produtora rural não pensa em abandonar suas atividades de hoje, ao contrário. “Vou continuar o que eu faço, só que agora, é crescer mais”.
Capacitação - O projeto Piscicultura existe desde 2002. Juntamente com os tanques-rede, a MRN também doa os alevinos e ração para garantir o desenvolvimento dos peixes, e os piscicultores também recebem apoio técnico e capacitação.  No período de 13 a 16 de agosto, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriximiná, 40 produtores da região serão capacitados pela Emater, contratada pela mineradora para levar informação sobre a melhor forma de desenvolver a piscicultura. Alguns dos produtores que receberão o treinamento já atuam na área, outros, porém, como Joaquim e Francisca, darão os primeiros passos nessa nova atividade.  
Fonte: Érica Bernardo - Assessoria de Comunicação - MRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário