Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Caravana Pro Paz Presença Viva em Curuá

Curuá, no Baixo Amazonas, que tem apenas 16 anos de criação, é o oitavo município beneficiado pela Caravana Pro Paz Presença Viva. A ação, que acontece entre quinta-feira (14) e sábado (16), vai oferecer mais de 50 serviços nas áreas de saúde, cidadania e cultura, com 220 servidores de diversas secretarias do Estado e 120 voluntários do município.
Os atendimentos começou às 8 horas, desta quinta feira (14) na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Raimundo Nonato. A expectativa é que população busque principalmente os serviços de saúde.
Nos três dias de ação na cidade, serão distribuídas mais de 1,2 mil consultas em cinco especialidades (oftalmologia, odontologia, ginecologia, pediatria e clínica médica), além de exames laboratoriais, teste rápido para HIV, hepatites, aferimento de pressão arterial, testagem de glicemia e orientação nutricional.
Além dos servidores do Estado, 26 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão dando apoio ao atendimento. “Para nós é um privilégio receber a ação do Pro Paz em nossa cidade. Nossos servidores vão colaborar para que a ação ocorra da melhor forma possível e que todas as pessoas consigam atendimento”, ressalta a secretaria municipal de Saúde, Lídia Oliveira.
Em Curuá, 844 famílias estão em situações adversas por conta das enchentes na região. A Defesa Civil também está presente na Caravana Pro Paz, dando apoio a essas famílias. Além da segurança da população, os agentes também atender às necessidades mais urgentes, contribuindo para a normalização da rotina dessas famílias.
Equipe
As equipes da Caravana Pro Paz foram renovadas e os servidores, recém-chegados à cidade, prometem um atendimento completo, cordial e dinâmico às famílias curuaenses. A expectativa é que cerca de doze mil pessoas, da sede do município e localidades próximas, sejam beneficiadas em três dias de ação. “Os servidores já estavam aqui no Baixo Amazonas há quase 30 dias. As equipes foram substituídas para atender a população de Curuá com todo o gás necessário”, enfatiza a coordenadora da Diretoria Operacional da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Marisa Nogueira.
O serviço de emissão de documentos vai ofertar em Curuá diariamente 500 carteiras de identidade, além do registro civil de nascimento (primeira e segunda vias) e o Cadastro de Pessoas Fisicas (CPF). Em razão da falta do material necessário para confeccionar a carteira de trabalho, fornecido pelo Ministério do Trabalho, o documento não será ofertado no município.
Terão prioridade no serviço gestantes, idosos e pessoas com deficiência, inclusive com atendimento domiciliar. “Casos a pessoa não possa se deslocar até o local do atendimento, nós enviamos um funcionário para o atendimento em casa”, reforça a coordenadora da Policia Civil na caravana, Rosa Ramos.
Além da saúde e cidadania, os moradores de Curuá vão usufruir de uma extensa programação cultural, promovida pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). A equipe do instituto está cadastrando os artistas locais no Mapa das Artes, uma rede social com informações sobre a cultura paraense.
A ideia é tirar esses artistas do anonimato e colocá-los em contato entre si e com os demais seguimentos artísticos, promovendo mecanismos de investimento e ampliando a imagem cultural da cidade. Durante os três dias de ação em Curuá, o IAP também exibe a “Mostra Pará”, composta por várias produções paraenses, algumas delas premiadas, além dos resultados das bolsas de experimentação audiovisual.
FONTE: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário