Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

COMUNIDADE URUCURANA, EM JURUTI, RECEBE VOLUNTÁRIOS DA ALCOA

Voluntários no plantio de mudas.
Ação integra as Semanas Verdes da Alcoa, programação mundial da Companhia que promove práticas ambientais em voluntariado
A Comunidade Urucurana, no município de Juruti, oeste do Pará, recebeu no último sábado (25),  22 funcionários voluntários da Alcoa em uma ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Francisco Ribeiro. A programação contou com dinâmicas voltadas para alunos e pais, gincana educativa, teatro de fantoches com dicas de higiene bucal, oficina de artesanato e plantio de mudas de espécies frutíferas e ornamentais nativas. Participaram da ação 270 estudantes, além de familiares e funcionários da Escola.
A ação de voluntariado na comunidade Urucarana integra as programações das Semanas Verdes, que acontece até dia 21 de junho, como resultado da  parceria do Instituto Alcoa com a Alcoa Foundation em diversas unidades da Alcoa em todo o mundo. O objetivo é  incentivar a participação e o engajamento voluntário dos funcionários da empresa no desenvolvimento de ações ambientais.
Equipe de voluntários na frente da escola.
Em Urucurana houve a doação e plantio de mudas de espécies frutíferas e ornamentais nativas pelos voluntários na frente da Escola da comunidade. “Isso, para nós aqui na escola, é algo novo que nos dá uma grande motivação para trabalhar com a educação ambiental, que é um dos nossos pilares”, comenta José Mário Ribeiro, diretor da Escola Municipal Mário Francisco Ribeiro.
Para o comunitário Adailton da Silva Ribeiro a atividade só tem a contribuir para a formação dos jovens alunos.“Isso tudo faz parte e contribui para a educação das crianças. Podemos exemplificar essa importância através das pequenas palestras que são realizadas, como o teatro de fantoches que deu dicas de higiene bucal. Acredito que todos os que participaram se tornam multiplicadores das informações que receberam.
"Nossa equipe de voluntários percorre diferentes bairros da cidade, estreitando a relação com a população e disseminando conhecimento. Sabemos que ainda há muito a ser feito e isso nos motiva a seguir a meta de gerar um legado de sustentabilidade, estimulando o protagonismo das comunidades na realização desses movimentos no futuro”, garante Juana Galvão, gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti.
Além do programa Semanas Verdes e outras ações de voluntariado dos funcionários, a Alcoa desenvolve diversas outras ações através do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation. Em Juruti, desde a implantação do empreendimento de mineração de bauxita, a Companhia já investiu cerca de R$ 2,6 milhões apoiando 58 projetos de responsabilidade socioambiental que abrangem desde a aquisição de equipamentos, como o barco-escola do Clubinho da Tartaruga, do Programa de Manejo Integrado de Quelônios na Amazônia desenvolvido pelo instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até ações de apoio ao fortalecimento de profissionais da rede contra a exploração sexual contra crianças e adolescentes.


Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário