Pesquisar este blog

sábado, 6 de abril de 2013

Funcionários do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia estão parcialmente em greve em Oriximiná

Servidores que prestam serviços ao SAMU estão parcialmente em greve em Oriximiná. Servidores reclamam que durante 09 meses, desde quando foi implantado o núcleo em Oriximiná, não recebem a parte salarial que cabe a instituição pagá-los. Conforme nos foi informado o SAMU é uma instituição federal que depende de uma gestão unificada com os governos Estaduais e Municipais e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde, sendo que com relação a pagamento só a municipal vem cumprindo a sua parte.
 Para compensar a remuneração devida pelas outras esferas, o município vinha acrescentando nos salários dos servidores 36 horas extras, ocorre que no mês passado (março) estas horas foram retiradas originando uma queda nos salários dos mesmos.
Como só o município vem fazendo a sua parte, com relação ao pagamento, os servidores do SAMU estão realizando apenas atividades inerentes ao município, nem a ambulância do SAMU que é aparelhada com equipamentos pré-hospitalar está sendo utilizada como forma de protestos. Os atendimentos emergenciais estão sendo feitos em uma ambulância (fiorino) que segundo os motoristas e enfermeiros não tem condições para atender a demanda com ás dimensões que os casos á serem atendidos pela clientela exigem atualmente.
 Os servidores também reclamam das condições de trabalho, 03 ambulâncias estão quebradas, ou seja, com problemas mecânicos no pátio do SAMU. O SAMU atende os dois hospitais e mais os 06 postos de saúde. A limpeza do prédio vem sendo feita pelos próprios servidores, que também compram com seus dinheiros materiais usados no dia a dia na repartição, a limpeza do quintal também é pago pelos mesmos, que reclamam falta de zelador ou auxiliar de serviços gerais e atualmente contam com apenas 01 vigia.
 Dos 12 motoristas, apenas 03 não aderiram á greve, temendo retaliações.  A greve já era pra ter acontecido desde o ano passado, porém, foi deflagrada nesta quarta-feira, 03.04.2013, e segundo os servidores, só normalizarão o atendimento após negociação.

Fonte: Tarú

Nenhum comentário:

Postar um comentário