Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

Caravana da biblioteca completa 12 anos de história em Oriximiná


MRN incentiva leitura apoiando Caravana da Biblioteca em Ação

 
 
 
 
Caravana da Biblioteca
Caravana da Biblioteca
Cumprindo seu papel de incentivo à leitura, o projeto Caravana da Biblioteca em Ação comemora 12 anos de história no município de Oriximiná, oeste paraense, e entra num novo ciclo de trabalho. Agora, além das tradicionais lendas da região como Vitória-Régia, Boto e Cobra Grande, o projeto apresenta também grandes clássicos da literatura infantil.
“No ano passado as escolas fizeram uma avaliação sobre a Caravana e indicarem dois contos de literatura infantil e uma lenda. Os mais votados foram ‘A Bela e Fera’, ‘O Mágico de Oz’ e a ‘Lenda do Sapucuá’, que é regional”, explica Silvia Printes, diretora da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante, responsável pelo projeto que também tem apoio da Mineração Rio do Norte.
Cada passo do projeto é minuciosamente planejado, com o objetivo de encantar o exigente público infantil alcançado pela Caravana. Por isso, a seleção dos artistas que cantam, dançam e contam as histórias é realizada com rigor. Somente participam do projeto aqueles com experiência comprovada por meio de apresentações em festivais e outros eventos. O cuidado com cada etapa tem garantido o resultado esperado. “A Caravana tem um efeito muito positivo quanto ao seu propósito. Quando começam as apresentações, a gente faz uma média de 600 empréstimos na biblioteca, mensalmente, e as prateleiras dos livros de educação infantil ficam quase sempre vazias”, informa Silvia.
Neste ano, a Caravana da Biblioteca em Ação vai se apresentar em 28 escolas, sendo 22 da zona urbana e seis da zona rural de Oriximiná, além da participar em eventos externos. “Já temos convite para levar a Caravana para Juruti, Porto Trombetas e, certamente, estaremos na Feira Pan-Amazônica de Belém, que faz ações em Santarém, onde participamos por três anos. Essa é uma experiência muito boa para divulgar o projeto e o município”, finaliza.

Fonte: MRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário