Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Soltura de quelônios reforça compromisso de Juruti com meio ambiente

Duas mil unidades de filhotes de quelônios foram soltas no rio Amazonas

Quelônios são soltos no rio
Quelônios são soltos no rio
Aconteceu esta semana na praia da comunidade de Santana, município de Juruti, mais uma ação de soltura de filhotes de quelônios como parte do projeto de preservação da espécie desenvolvido em Juruti numa parceria da Prefeitura Municipal com o Ibama e apoio privado. Duas mil unidades foram soltas no rio Amazonas. O evento contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Juruti, Amarildo Nascimento; do coordenador do PQA/Ibama, Dionísio Pimentel; empresário Gerson Barbosa; outros secretários municipais, professores e estudantes.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Amarildo Nascimento, avaliou o evento como uma contribuição da prefeitura de Juruti e dos demais parceiros, como o Ibama, para preservar essa espécie que anda ameaçada em nossa região. Segundo ele, as pessoas precisam ter mais consciência dessa necessidade de preservação e anunciou que a Sema/Juruti está criando o departamento de Fauna e Flora para disseminar ainda mais essas informações.
Por sua vez, o coordenador do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) em Juruti, Dionísio Pimentel, disse que todo ano são soltos milhares de filhotes de tartarugas, tracajás e pitiús nas praias de diversas comunidades da região, com a participação da comunidade que protege a área em conjunto com o a Sema/Juruti e o Ibama. “Nós fazemos a soltura como uma forma de sensibilização ambiental, para as pessoas tentarem compreender a importância desses quelônios para o ecossistema”, destacou Pimentel.
Milhares de quelônios foram soltos
Milhares de quelônios foram soltos
Juruti conta hoje com o projeto Clubinho da Tartaruga, coordenador pelo Ibama em conjunto com a Sema, cunho objetivo principal é  ampliar a participação das comunidades e das escolas do município de Juruti nesse processo de preservação. Segundo Dionísio, os resultados são altamente positivos.  “Diante dos resultados positivos, pode-se dizer que o sucesso do projeto se deve, principalmente, às instituições e aos demais parceiros que apoiam as atividades e que estão preocupadas com a responsabilidade social e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente na Amazônia”.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário