Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Índios do Pará concluem curso para se tornarem professores em aldeias


Ao todo, 36 indígenas concluíram o curso de magistério em Oriximiná.

Eles agora podem dar aulas interculturais e bilíngue em suas aldeias.

Do G1 PA
Professores indígenas formados devem garantir ensino bilíngue em aldeias no oeste do Pará. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)Professores indígenas formados devem garantir ensino bilíngue em aldeias no oeste do Pará. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)
A primeira turma de índios capacitados para atuarem como professores nas aldeias da cidade de Oriximiná, no oeste do Pará, se formam nesta segunda-feira (27). A cerimônia de formatura está marcada para às 18h, no Cliper Santo Antônio,m no município. Ao todo, 36 pessoas das aldeias Mapuera, Tamyuru e Phonkuru concluiram o curso em nível médio de formação de professores, vinculado ao Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP) e receberão o diploma de magistério.
O curso de magistério indígena para os povos daquela região foi iniciado em 2007. Após interrupções na formação, o curso foi retomado em 2011 para sua conclusão neste mês de agosto.
"Os novos professores contribuirão diretamente para o processo de ensino-aprendizagem de cerca de 700 alunos indígenas que estudam nas escolas de ensino fundamental na terra indígena desses povos, garantindo um ensino intercultural e bilíngue", informa a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
Além da nova prática pedagógica, os professores, a partir de agora, poderão produzir material didático para o uso em sala de aula. Os materiais confeccionados pelos próprios professores levarão a uma otimização nas atividades pedagógicas e, consequentemente, na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário