Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Defesa Civil monta plano de contingência para enfrentar a seca na região


29-08-2012 10:15 Com a chegada da estiagem, o Pará é um dos estados que mais sofre com o problema das queimadas. Por esse motivo, a Defesa Civil do Estado do Pará apresentará, na próxima semana, o Plano de Contingência para o enfrentamento da estiagem no Pará, que terá início no dia 1° de setembro e término no dia 1° de dezembro. “No período de seca, o clima favorece a propagação de incêndios florestais. O ar fica muito seco, o céu com poucas nuvens e a vegetação fica muito ressecada. A falta de cuidado da população com o fogo também contribui para danos sérios que são causados ao meio ambiente”, explica o capitão Arthur Vieira, chefe operacional da Defesa Civil.
O plano está divido em três etapas: prevenção, preparação e resposta. Durante a prevenção, serão deslocados técnicos de Belém para Santarém para oferecerem treinamento para os bombeiros que atuam nos municípios afetados pela estiagem. Em seguida, inicia a etapa da preparação, com a ativação de uma sala de situação, também em Santarém, para o monitoramento das áreas atingidas.
A última fase é a resposta que, entre outras coisas, oferece ajuda humanitária e distribuição de cestas básicas às famílias dos municípios afetados. “A seca na Amazônia é um fenômeno sazonal que acontece com mais frequência no estuário do rio Amazonas, porém, com as mudanças climáticas, vem a cada ano se intensificando. O prognóstico é que esse tipo de 'desastre' venha a acontecer com mais severidade sobre a população paraense”, ressalta o capitão.
Segundo ele, a última grande estiagem no Pará aconteceu no ano de 2005. Na época, 13 municípios chegaram a decretar situação de emergência. Os mais atingidos pela estiagem foram: Santarém, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Terra Santa, Curuá, Faro, Juruti, Itaituba, Prainha, Aveiro e Jacareacanga. “Devido o período da estiagem nós temos que estar atentos aos focos de incêndio, por isso esses municípios vêm sendo monitorados com frequência”, enfatiza. Neste ano, os modelos climáticos ainda não apresentam uma estiagem considerável, porém a Defesa Civil realiza mesmo neste período de normalidade a fase preparativa, que consiste na elaboração dos planos de contingência dos municípios que historicamente sofrem com o desastre.
CUIDADOS BÁSICOS PARA PREVENIR INCÊNDIOS
Evitar qualquer tipo de queimada. Quando for necessária para fins agrícolas (regulamentadas por lei) deve ser comunicado aos Bombeiros ou a Polícia Ambiental com antecedência
Nunca fazer queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes      
Ao abandonar uma fogueira, apagar o fogo com água ou terra
Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças
Apagar as “bitucas” de cigarro e jogá-las na lixeira
Não atirar cigarros ou fósforos acesos nas margens das rodovias, especialmente de carros em movimento
Apagar qualquer pequeno foco de incêndio próximo à vegetação e pastagens, mesmo que não pareça perigoso, pois o fogo pode se alastrar.
Ao encontrar um foco de incêndio, comunicar os órgãos competentes pelo telefone: 190 (Ciop). Fonte - Bruna Campos

Ler mais: http://www.tcnnews.com.br/news/defesa-civil-monta-plano-de-conting%c3%aancia-para-enfrentar-a-seca-na-regi%c3%a3o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário