Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Frutas tropicais previnem doenças

Consumo de frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Frutas tropicais previnem doenças
Pupunha reduz o colesterol
Pará - Açaí, araçá e bacuri são exemplos da variedade de frutas tropicais que a região Amazônica oferece em suas florestas. Mesmo com a abundância, algumas dessas frutas são pouco consumidas pela população local.

O fato preocupa pesquisadoras da Universidade Federal do Pará (UFPA), já que as frutas regionais são ricas em vitaminas e têm o poder de diminuir riscos de doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Veja o benefício de algumas frutas tropicais:

Açaí

O paraense que não dispensa tomar açaí está fazendo um bem enorme para a sua saúde. Rico em propriedades nutricionais, ele se destaca por apresentar teores consideráveis de antocianinas e vitamina E, estruturas antioxidantes que combatem os radicais livres, diminuindo, assim, o estresse oxidativo.

Estudos epidemiológicos vêm mostrando que o consumo de frutas ricas em antocianinas diminui o risco de doenças cardiovasculares, processo inflamatório e diversos tipos de câncer. O açaí apresenta teor elevado de ácidos graxos insaturados, considerado como gordura ‘boa’. Apesar das propriedades nutricionais, o fruto não deve ser consumido em demasia, devido ser calórico.

Bacuri
Além do açaí, muitas outras frutas tropicais são ricas em nutrientes, como o bacuri, que possui bons teores de fibra alimentar, ajudando na digestão, e de vitamina B2, que auxilia na produção de energia para o organismo.

Buriti
Já o buriti destaca-se pelo seu elevado teor de beta-caroteno, elemento importante para diferenciação celular, evitando o risco de diversas doenças, tais como degeneração macular e aterosclerose. Devido sua capacidade antioxidante, previne o envelhecimento precoce e auxilia no aumento da resistência do organismo.

Pupunha
A pupunha é elemento essencial para o crescimento, desenvolvimento, manutenção de tecidos epiteliais, reprodução, sistema imunológico e, em especial, para o funcionamento do ciclo visual na regeneração de fotorreceptores. Além deles, também pode ser identificado, nas pupunhas, os tocoferóis, ou vitamina E. O fruto também possui ação bactericida, fungicida e anti-inflamatória. Estudos demonstram que tem ação na redução do colesterol sanguíneo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário