Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Série prefeitos: veja entrevista com o prefeito de Alenquer ao Jornal Tapajos



Rodada de entrevistas serve para que os gestores avaliem os primeiros meses de governo.


Série prefeitos: veja entrevista com o prefeito de Alenquer
Entrevista foi no Jornal Tapajós 1ª Edição
Santarém - O Jornal Tapajós 1ª Edição desta quinta-feira (16) entrevistou o prefeito de Alenquer, Flávio Marreiro. A rodada de entrevistas serve para que os gestores avaliem os primeiros meses de governo e é realizada com os prefeitos dos municípios da área de abrangência da TV Tapajós no oeste do Pará.

Confira a entrevista:

http://notapajos.globo.com/lernoticias.asp?t=Serie-prefeitos-veja-entrevista-com-prefeito-Alenquer&id=55959

PAÍSES AMAZÔNICOS QUEREM ROMPER "DEPENDÊNCIA CIENTÍFICA" DO MUNDO


Foto aérea do rio Novo, que corta 1,3 milhão de hectares de reserva da fkiresta, no Pará.

A maior parte do conhecimento e da informação científica que existe sobre a Amazônia é produzida por países fora da região, uma realidade que a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) está disposta a mudar.
"É uma grande deficiência que se deve resolver, pois sabemos da Amazônia do ponto de vista e dos interesses deles", disse o diplomata surinamês Robby Ramlakhan, secretário-geral da OTCA, que é formada pelo Brasil, pela Bolívia, pela Colômbia, pelo Equador, pela Guiana, pelo Peru, pelo Suriname e pela Venezuela.
Segundo dados do organismo regional, 70% de todos os estudos científicos sobre a Amazônia são produzidos pelos Estados Unidos, países da União Europeia e outras nações alheias à região.
Dos 30% restantes, a maioria dos estudos é produzida no Brasil, mas em grandes centros urbanos distantes da região amazônica - as instituições científicas locais são responsáveis por somente 3% dos estudos.
Essa geração de conhecimento nos países mais desenvolvidos favorece, em muitos casos, grandes laboratórios transnacionais, que se valem dessa informação para patentear produtos baseados nas propriedades da flora amazônica, que são obtidos com comunidades locais que não ganham nada em troca.
Para dar uma reviravolta nessa realidade, Ramlakhan explicou que os países-membros da OTCA se comprometeram a reforçar a ação desse organismo através da criação de um Observatório regional e uma rede de institutos científicos que serão destinados a estudar a região do ponto de vista "próprio".
A decisão foi tomada em reunião de chanceleres e autoridades da OTCA realizada no dia 3 de maio, na cidade de Coca, no coração da selva equatoriana. Segundo Ramlakhan, isso representa um compromisso com "a identidade e a soberania" amazônica.
A informação gerada pelo Observatório, que pretende ser uma referência em assuntos de biodiversidade e recursos naturais, servirá para definir ações a favor da proteção do "conhecimento tradicional" e também será a base para elaborar políticas públicas para a região, explicou o diplomata surinamês. Na reunião em Coca também foi acertado fortalecer o orçamento da OTCA, que atualmente é de US$ 1,6 milhão anuais e só dá para cobrir as despesas básicas de funcionamento.

TERRA SANTA: MP REÚNE COM SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E DISCUTE PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


O projeto visa promover mudanças culturais e comportamentais no trânsito, estimulando a cooperação entre os usuários das vias públicas, respeito às leis e humanização no trânsito.
A promotora de justiça, Ione Missae da Silva Nakamura recebeu no Fórum do Ministério Público em Terra Santa, na quinta (9) a secretária de educação municipal, Norma Pantoja Coelho para discutir sobre a implantação do projeto de educação para o trânsito nas escolas do município.
Na ocasião a secretária apresentou a promotora Ione Nakamura o cronograma de atividades do projeto, que inclui panfletagem, caminhada, ciclismo e gincana com início para o dia 17 e vai até o dia 25 de maio no Ginásio Municipal Bráulio Nelson da Conceição.
Haverá também homenagens às vítimas de acidente de trânsito, sorteios de brindes, encenações e palestras.
O projeto visa promover mudanças culturais e comportamentais no trânsito, estimulando a cooperação entre os usuários das vias públicas, respeito às leis e humanização no trânsito.
Inspeção Conselho Tutelar

Óbidos se prepara para o Festival do Jaraqui


Pescadores lotam o rio Amazonas em frente à cidade, com suas malhadeiras

Pescadores
Pescadores

E tempo de Piracema! É tempo de Jaraqui. Nessa época a frente da cidade de Óbidos, no Oeste do Pará, vira uma verdadeira festa. O cenário se transforma em um monte de canoas e pescadores com suas malhadeiras pegando cambadas de jaraqui, peixe tradicional da região e de carne bastante apreciada.
A população fica só na espera das canoas encostarem para dar seus preços pelo pescado. Hoje o preço ainda está um pouco salgado. Já teve ano de estar bem melhor. Mas acredita-se que ainda vai baixar mais o valor que está em média 8 por 10 reais.

Governo publica decreto que regulamenta convênio com prefeituras inadimplentes


















Prefeituras que estão inadimplentes com o Governo Federal e que por isso estavam impedidas de realizar convênios com o Governo do Estado agora podem obter recursos estaduais, principalmente para as áreas de saúde, educação e assistência social. É o que garante o decreto Nº 733, que passou a vigorar nesta terça-feira, 14, mediante publicação de decreto no Diário Oficial do Estado.

O decreto, que permite que prefeituras que estão inadimplentes com o Governo Federal tenham acesso a convênios com o Governo do Estado - sem que isso desrespeite as regras estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal - foi assinado pelo governador Simão Jatene durante a cerimônia de abertura do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Pará, que foi promovido na semana passada, em Belém, pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal.
O decreto Nº 733 anula o decreto Nº 2.637, instituído em 2010 com as normas para convênios entre Estado e municípios e que eram norteadas pelas exigências previstas no Cadastro Único de Convênios (Cauc), do Governo Federal. Pela antiga normativa, as prefeituras municipais que estivessem inadimplentes com o Governo Federal ficavam impossibilitadas de estabelecer convênios com o Governo Estadual, realidade compartilhada em 2013 por 138 dos 144 municípios paraenses. De acordo com o governador Simão Jatene, o formato anterior para fechamento de convênios acabava penalizando a população.

Dia 18 de maio, dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


A psicóloga doutora Vanessa Albuquerque, em entrevista a uma rádio local em Oriximiná, deu esclarecimentos de como os pais devem agir para evitar que abusos aconteçam com seu filho



Responsabilidade: