Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SERVIÇO DE ALERTAS DE DESASTRES POR SMS COMEÇA A FUNCIONAR NO PARÁ





Iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração está presente em todo o país a partir de hoje (26). Objetivo é prevenir riscos e poupar vidas
A partir desta segunda-feira (26) todos os celulares ativos do Pará começam a receber a mensagem de ativação dos alertas por SMS para riscos de desastres naturais. É a última fase de implantação do serviço no país, quando 15 estados do Norte e do Nordeste entram em operação. Já em pleno funcionamento em doze estados, o sistema tem o objetivo de orientar pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
“Agilizamos a última fase para que todo o país esteja coberto até março pelo sistema de alertas”, informa o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.
A partir de segunda, uma mensagem de cadastro começa a ser enviada para todos os telefones celulares ativos nos dois estados e no DF. Primeiro, o celular recebe a mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.
“Naturalmente, as mensagens serão enviadas de maneira gradual para os celulares. Se as pessoas quiserem se antecipar, podem enviar o número do CEP para o 40199 a partir de segunda e já começar a receber informações da Defesa Civil”, explica o secretário nacional substituto de Proteção e Defesa Civil, Élcio Barbosa. É essencial, segundo ele, a participação da população junto à Defesa Civil da sua cidade, para ter conhecimento sobre as medidas que devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.
Totalmente gratuito
É um serviço inédito no Brasil e totalmente gratuito. Permite o uso da tecnologia para informar a população de forma preventiva, poupando vidas e diminuindo os impactos dos desastres naturais. Desde o lançamento, em fevereiro de 2017, foram enviadas 2.098 mensagens diferentes através do sistema, informando sobre o risco de desastres. Como diversas vezes elas alcançam mais de uma localidade ao mesmo tempo, o número de alertas enviados por municípios já alcança 73.191. Nos doze estados onde o serviço está ativo, já são 2.668.164 milhões de celulares cadastrados.
Os alertas são enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que são identificadas situações de riscos capazes de acarretar desastres naturais. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.
Histórico
O Sistema de Alertas por SMS foi testado durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, atendendo a mais de meio milhão de usuários de telefonia móvel. Foi o Japão que começou a utilizar o alerta em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.
Além do Distrito Federal, os onze estados que já oferecem o serviço são: Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação Social – Ministério da Integração Nacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário